Evento de moda reúne artesãs locais

Os produtos resultantes do encontro entre o design francês e o artesanato local podem ser conferidos de perto num desfile de moda nesta terça-feira (10), dentro da programação do Maceió Fashion Design 2009. O intercâmbio foi promovido pelo projeto Meias Órfãs — Filé das Alagoas, numa parceria entre o Governo do Estado e a estilista Márcia de Carvalho, em mais um evento que comemora o Ano da França no Brasil.

O desfile acontece no próximo dia 10, às 19h, na praia de Jatiúca. Até o dia 9, as 25 artesãs alagoanas que integram a oficina continuam trocando experiência e informações com os alunos franceses da Esmod, prestigiada instituição de moda com sede em Paris.

“Iniciativas deste tipo fortalecem a produção de artesanato em Alagoas, agregando valor a peças já confeccionadas por nossas rendeiras. É uma oportunidade única de inovação, promovida por todas as instituições envolvidas no projeto”, afirma a gerente de Desenvolvimento Local da Secretaria de Estado do Planejamento e do Orçamento, Vandite de Aguiar.
A técnica da Seplan foi uma das responsáveis pela arrecadação das meias utilizadas durante a oficina, com a distribuição de kits para coleta do material em diversos locais. “As pessoas responderam de modo muito positivo à campanha e com isso conseguimos um volume considerável de matéria-prima, o que demonstra a força do projeto Meias Órfãs”, completa a gerente.

A oficina está sendo realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal), de Marechal Deodoro. O reaproveitamento das meias, o uso de outros tecidos na composição das peças e, sobretudo, a experiência francesa no design de peças de vestuário têm produzido resultados inspirados, que devem agradar ao público do desfile.

“O intercâmbio, além de capacitar nossas artesãs, vai permitir esse novo elo com o mercado de moda europeu, o mais respeitado do mundo. Sabendo o que o consumidor deseja, fica mais fácil alinhar nosso produto, que é original e único, às tendências de comercialização”, enfatiza o superintendente de Fomento ao Desenvolvimento, Moisés de Aguiar.

O evento de moda onde ocorre o desfile do Ateliê Meias Órfãs — Filé das Alagoas, vai reunir diversos estilistas locais, que vão apresentar suas coleções para o verão de 2010. Inserir o artesanato numa iniciativa deste porte demonstra a importância que o produto tipicamente alagoano vem ganhando em setores estratégicos de comercialização, principalmente para o mercado externo.

“Estimular a valorização de nossas peças artesanais é desenvolver uma cadeia de produção que sempre esteve ligada ao nosso patrimônio cultural. Promover o intercâmbio com a experiência de design da França é realçar ainda mais um produto, que já é atraente para os consumidores”, finaliza Moisés de Aguiar.

São parceiros do projeto, além da Secretaria de Estado do Planejamento e do Orçamento (Seplan), as secretarias de Estado do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística (Sedec) e da Cultura (Secult). Entre os patrocinadores, destacam-se a Prefeitura de Marechal Deodoro, Braskem, Sebrae/ALs e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal), além do apoio da Esmod, Norvinco, Fika Frio, Aliança Francesa e Etno Botânica.

Fonte: Guilherme Lamenha

Veja Mais

Deixe um comentário