Os militares Antônio Batista de Lima (tenente na reserva), José Valdir Gomes Ferreira (sargento), Eraldo Tadeu Vieira dos Santos (soldado) e Fernando Gomes Lima (soldado) foram presos em União dos Palmares na tarde desta terça-feira, 10, por determinação judicial. Eles são acusados de integrar o grupo de extermínio conhecido como ‘Ninjas’, que atuava na região desde a década de 90.
Segundo o coronel Expedito, comandante do 2º BPM, responsável pela operação, os militares se apresentaram voluntariamente no batalhão e estão sendo trazidos para Maceió. Ele disse que a determinação da prisão partiu do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL).
Os acusados de participação no grupo de extermínio foram presos em 2006 dentro da Operação Zumbi dos Palmares. Em março do ano passado, o juiz José Braga Neto, da 17ª Vara Criminal, pôs os acusados em liberdade alegando que o processo ainda não estava definido, já que o Ministério Público Estadual havia solicitado novas diligências.
O coronel Expedito explicou que a Câmara Criminal do TJ acatou o recurso da promotoria de União dos Palmares e julgou improcedente a liberação dos acusados. O relator da matéria foi o desembargador Mário Casado Ramalho.
O juiz Braga Neto disse à reportagem do Alagoas24horas que desconhecia o novo pedido de prisão.