Diante de um Maracanã lotado em espetáculo de três cores nas arquibancadas, o Fluminense conseguiu manter sua boa fase e renovar as esperanças de se manter na elite do Campeonato Brasileiro em 2010. Com novo gol do artilheiro e capitão Fred, principal responsável pela reação tricolor, o time das Laranjeiras venceu sua sexta partida seguida e se aproxima da salvação na reta final. Neste domingo, a vítima foi o Atlético-PR, que perdeu por 2 a 1 e já se vê ameaçado de ocupar a vaga do adversário desta noite.
Com mais um gol anotado neste final de semana, o seu décimo no torneio nacional, Fred se consolida como heroi tricolor nas últimas rodadas. Desde que voltou de lesão na virilha direita, o atacante foi às redes dez vezes nos dez últimos jogos e forma ao lado de Conca e Maicon o trio ofensivo que vem brilhando e traçando o caminho para evitar o vexame nas Laranjeiras.
Os outros dois integrantes do trio foram responsáveis pelo segundo gol na noite, em linda jogada do argentino e conclusão da revelação do clube. Com isso, já são seis vitórias incluindo Brasileiro (Atlético-MG, Cruzeiro e Palmeiras) e Sul-Americana (Cerro Porteño em Assunção e Universidad do Chile em Santiago). Agora, passa a somar 39 pontos na mesma 17ª posição, mas apenas dois atrás do rival Botafogo, primeira equipe fora da zona de rebaixamento. Enquanto isso, o Atlético-PR soma quatro a mais, restando apenas três rodadas a serem disputadas.
Com a bola rolando, a esperançosa torcida tricolor demorou apenas 17 minutos para festejar mais um passo de sua incrível reação na luta contra a queda. O trio ofensivo apareceu bem pela primeira vez quando Conca fez lançamento no lado esquerdo do ataque e encontrou Maicon. O jovem atacante passou com facilidade pela marcação e, no fundo, cruzou para Fred entrar de carrinho e anotar mais um gol importante para a salvação do Fluminense.
Já na etapa final, com os mandantes acuados pela pressão inicial dos atleticanos, mais uma vez dois dos principais nomes do elenco apareceram para fazer a diferença e tranquilizar os mais de 52 mil torcedores. Cercado por três marcadores, Conca fez o giro e conseguiu ótimo lançamento pelo alto, deixando Maicon livre para tocar por cima de Galatto e marcar belo gol no Maracanã, que ainda ficou apreensivo nos minutos finais.
Isso porque Alex Mineiro encontrou espaços dentro da área rival e rolou para Marcelo chutar rasteiro e descontar para os paranaenses, que nem assim conseguiram evitar a derrota. A tensão nas arquibancadas aumentou nos minutos finais e até Fred voltou à defesa para afastar os seguidos cruzamentos dos visitantes. No entanto, a festa e a esperança de salvação aumentaram com o apito final, terminando a angústia por momento. Antes de irem para os vestiártios, os jogadores do Fluminense, comandados pelo seu capitão, foram ao centro do gramado agradecer o apoio do torcedor.