O deputado federal Francisco Tenório (PMN-AL) anunciou que concluiu e que vai apresentar na próxima terça-feira, dia 1º de dezembro, o texto da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que extingue o Senado Federal e a Câmara dos Deputados transformando as duas casas em sistema unicameral e já funciona em vários países do mundo.
O parlamentar alagoano informou ainda que já conseguiu 190 assinaturas, quando para apresentar a PEC seria necessário apenas 170. Para ele esse fato já aponta que os deputados estão dispostos a abrir um grande debate sobre o sistema bicameral e a necessidade de unificar as duas Casas Legislativas, o que traria mais agilidade e contenção de despesas administrativas.
Indagado se a proposta tem algo haver com o desgaste que o Senado e a Câmara tem sofrido com os diversos escândalos, Francisco Tenório disse que não e que a proposta é fruto do aperfeiçoamento do sistema democrático representativo. Para ele a existência do sistema bicameral tem travado decisões importantes e em muitos casos as duas casas tem entrado em conflito na aprovação de projetos importantes, prejudicando a sociedade.
O texto da PEC será distribuído pelo deputado na próxima terça-feira, quando o deputado fará um pronunciamento da tribuna da Câmara sobre o assunto.