Agricultura: secretários municipais se reúnem

Um histórico do que foi a extensão rural no Brasil e em Alagoas na “Época de Ouro” da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater) e para onde caminha esse serviço atualmente, com a indicação de problemas e soluções, será o tema de uma palestra do professor Ramildo Alves Vieira, nesta sexta-feira (27), durante a primeira assembleia geral do Fórum Alagoano de Secretários de Agricultura (Fasa).

O encontro será realizado a partir das 9 horas, no auditório do Hotel Enseada, em Maceió, e deverá contar com a participação de mais de 90 secretários municipais de Agricultura, além de representantes de entidades parceiras e agentes financeiros. De acordo com o professor Ramildo Alves, que é engenheiro agrônomo e foi presidente da Embrapa entre os anos de 1989 e 1992, a extensão rural é um trabalho educativo. Para ele, o investimento nesse serviço colabora para diminuir o êxodo rural, o inchaço das cidades e estimula a produção de alimentos no campo.

“Como 70% dos alimentos que chegam à nossa mesa são produzidos pelo agricultor familiar, o governo deve apoiar a extensão rural e a assistência técnica. É preciso restaurar o ambiente das comunidades rurais para fixar as pessoas no campo”, comenta o engenheiro, que trabalhou durante 28 anos como técnico da Emater e hoje é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal), antiga Escola Agrotécnica Federal de Satuba.

Segundo Ramildo Alves, na ausência de um órgão que preste assistência técnica e extensão rural, como fazia a Emater, é necessário que uma outra instituição séria, em parceria com o governo, assuma essa função.

Sobre o Fasa — O Fasa foi instalado em julho de 2009 com a intenção de representar os secretários e canalizar esforços para reestruturar a pasta da Agricultura em cada município, bem como implementar políticas públicas voltadas para o agricultor familiar.

“Ele é também um canal mais eficiente para a orientação e acesso dos pequenos agricultores aos programas e projetos federais e estaduais”, cita o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Jorge Dantas. Segundo ele, várias reuniões já estão sendo realizadas com os municípios para definir melhor as parcerias e efetivar cada um dos programas que têm como foco as famílias do campo.

De acordo com Rodrigo Guimarães, secretário de Agricultura de Quebrangulo e membro da Diretoria provisória do Fasa, desde que ele foi instalado, o apoio dos prefeitos também aumentou. “Conseguimos a interlocução com as demais prefeituras e percebemos que a situação da pasta de Agricultura é precária, mas ao mesmo tempo obtivemos uma excelente parceria com o Estado”, salienta.

Fonte: Diego Barros/Seagri

Veja Mais

Deixe um comentário