Câmara homenageia pastor Jonas Bispo

DivulgaçãoAos 67 anos, pastor Jonas Pereira recebe homenagem na Câmara de Vereadores

Aos 67 anos, pastor Jonas Pereira recebe homenagem na Câmara de Vereadores

Um jovem baiano que veio a Alagoas como ajudante de caminhão, recebeu um convite para morar no Estado e alguns anos depois se transformou em pastor evangélico, doutor em divindade e bacharel em direito, será homenageado em sessão especial da Câmara Municipal, às 10 horas desta segunda-feira, 30, o título de cidadão honorário de Maceió.

Pastor Jonas Bispo Pereira, atualmente um dos líderes da denominação batista mais conhecido e admirado em Alagoas, receberá o título como reconhecimento ao trabalho que desenvolveu durante 25 anos dirigindo o Colégio Batista Alagoano. A homenagem, de autoria da vereadora Tereza Nelma, faz parte das comemorações dos 90 anos do colégio.

O homenageado chegou a Maceió ainda muito jovem, em 1962. Era ajudante de caminhão e de pedreiro; estava a serviço, fazendo a mudança do pastor José Guedes dos Santos, que tinha vindo da Bahia pastorear a Igreja Batista do Farol. Por providência divina, resolveu ficar aqui, trabalhando em serviços gerais no Colégio Batista.

– Se tivesse voltado para a Bahia, talvez ainda fosse ajudante de caminhão ou de pedreiro, como o meu irmão gêmeo. Mas Deus tinha planos diferentes para mim, como tem para a vida de cada ser humano! Atendi ao convite do pastor Guedes, fiquei; fui trabalhar no colégio. Lá, tomei gosto pelos estudos e concluí o 2° grau – lembra o homenageado.

Mesmo com pouco estudo, o jovem Jonas Bispo Pereira era crente e gostava de evangelizar, atividade que exerceu em algumas localidades da capital e interior do Estado antes de ser pastor. Em 1969 foi encaminhado ao Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, no Recife/PE; concluiu o Curso de Bacharel em Teologia no ano de 1974.

Seu primeiro pastorado foi exercido na Igreja Batista do Pinheiro, em 1974. No mesmo ano assumiu a diretoria do colégio, onde permaneceu no cargo por 25 anos. Nos primeiros cinco anos trabalhava como voluntário, porque a instituição não tinha receita para remunerar seus dirigentes. Sobrevivia do que recebia como pastor do Pinheiro.

Um voto a Deus

As coisas melhoraram no colégio e em 1979 o pastor Jonas começou a receber salário de diretor. Fez um voto a Deus para trabalhar como pastor voluntário, sem remuneração, ajudando igrejas de sua denominação. Depois exerceu vários cargos públicos, inclusive, de chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEEE).

O gosto pelos estudos não parou com a formação de bacharel em teologia; em 1977 foi cursar direito no Cesmac; concluiu em 1982. No mesmo período, em 1979, fez o curso de doutor em divindade na Faculdade de Teologia Filadélfia, no Recife/PE. De 1981 a 1983 e de 2000 a 2003 foi presidente da Convenção Batista Alagoana.

Aos 67 anos, o pastor Jonas Bispo continua exercendo atividades eclesiásticas e profissionais. É executivo do escritório da Convenção Batista Alagoana e vice-presidente da Ordem dos Pastores Evangélicos de Alagoas (OPEAL). Prega em igrejas da capital e interior sempre que é convidado e trabalha como assessor da SEEE.

– É a segunda homenagem que tenho a honra de receber da Câmara Municipal de Maceió; em 1999 fui agraciado com a Comenda Graciliano Ramos. Sou grato a Deus por tudo e aproveito a oportunidade para reafirmar meu compromisso de continuar servindo a Ele e a esta maravilhosa cidade com todas as minhas forças e lealdade – concluiu.

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário