Entre os dias 7 e 11 de dezembro, o Tribunal Regional do Trabalho de Alagoas (TRT19) prevê a realização de mais de mil audiências durante a Semana Nacional de Conciliação, movimento promovido pelo CNJ que acontece em todo o país, em prol da solução de conflitos processuais.
A pauta de audiências de conciliação designadas pelo TRT19 está dividida da seguinte forma: serão 161 audiências no primeiro dia da campanha, e outras 352 no dia 9; 348 no dia 10 e mais 142 agendadas para o dia 11. No dia 8, em virtude do feriado forense (Dia da Justiça), não haverá atividades.
O evento irá envolver o esforço conjunto das dez Varas do Trabalho de Maceió e das VTs do interior: Arapiraca, Atalaia, Palmeira dos Índios, Penedo, Porto Calvo, Santana do Ipanema, São Luiz do Quitunde, São Miguel dos Campos e União dos Palmares. A força-tarefa visa incentivar o jurisdicionado a participar e realizar o acordo amigável, expondo que, por meio da conciliação, ele obtém uma resolução mais rápida para o seu conflito e deixa de ter uma pendência judicial, o que é ruim não só para o cidadão, como também para o Judiciário e, consequentemente, para o país.
O movimento, coordenado pelo CNJ, tem o apoio de todos os Tribunais do país e outras instituições do Poder Judiciário. O principal objetivo da campanha, iniciada em agosto de 2006, é a pacificação social. A Semana Nacional da Conciliação é o marco anual das atividades desempenhadas para fortalecer a cultura de que todos ganham com a conciliação: "Ganha o cidadão. Ganha a Justiça. Ganha o País”.