O ano de 2009 ainda não acabou, mas no xadrez político já estão sendo feitas as composições para 2010. Na manhã de hoje, dia 11, em entrevista à Rádio Gazeta, a ex-senadora e vereadora Heloísa Helena (PSOL) confirmou que sai candidata no próximo pleito e que seu desejo é de disputar mais uma vez o Senado Federal. “Vou tentar voltar àquela casa para retomar projetos e esclarecer alguns pontos durante a campanha”, destacou.
Heloísa Helena salientou ainda que, no âmbito nacional, já estão bem encaminhadas as negociações do PSOL com o PV para apoiar a candidatura da ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (PV), para a presidência da República, fazendo oposição à candidatura tucana e à petista Dilma Rousself, possível candidata do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
De acordo com a vereadora, a aliança PSOL e PV pode acontecer também em Alagoas, já que há esta discussão em todo o território nacional, por meio das Executivas. Em todo caso, segundo Heloísa Helena, o partido deve apresentar candidaturas para o Palácio República dos Palmares e Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas, o que pode abrir espaço para uma possível candidatura do outro vereador do PSOL, Ricardo Barbosa.
“Houve pressão para que eu mudasse o meu domicílio eleitoral e me candidatasse por estados, onde a campanha é muito mais fácil para gente honesta do que em nossa querida Alagoas. Mas, eu já havia dito que em 2010 quem vai decidir o meu destino político é o povo alagoano. Então, certamente, eu serei candidata ao Senado Federal”, colocou.
Sem citar nomes, mas com recado direcionado aos rivais políticos, Heloísa Helena chamou parte da bancada federal de “canalha”. “A canalhada política come bola e esconde, para fingir que trabalha trazendo verba para Alagoas. Traz para Alagoas desonra e vergonha, isto eu nunca trouxe”, colocou a vereadora, que foi eleita com aproximadamente 29 mil votos, em 2008.
Heloísa Helena rebateu ainda o discurso de alguns adversários, que afirmam – em bastidores políticos – que ela não trouxe verbas para Alagoas, ficando só na discussão ideológica. “Se alguém impediu que o dinheiro viesse, porque eu não sou da turma da propina, ou roubou a verba, a campanha será um bom momento para esclarecer. Eu mandei dinheiro para Saúde e outras áreas, mas quem impediu que o dinheiro viesse ou roubou tem que explicar”, disse.
De acordo com a vereadora, há verbas direcionadas pela bancada federal que já chegam com o acordo para fraudar licitações, beneficiando empreiteiros específicos. Heloísa Helena indiretamente expõe escândalos envolvendo construtores e políticos e que já foram alvos de operações da Polícia Federal. Entre as mais recentes, está a Operação Navalha.
Ao falar do processo por quebra de decoro parlamentar, que responde na Câmara Municipal de Maceió e que pode ser empecilho para sua candidatura, Heloísa Helena rebateu: “Era só o que faltava, cassar mandato de gente honesta. Roubar pode, matar pode, mas chamar o outro de porco é motivo para ser cassado. Agora, durma com um barulho desse”.