A levantadora de pesos chilena Elizabeth Poblete deu à luz um menino durante um treinamento no Clube Pinheiros, em São Paulo, na última terça-feira (8). A atleta não sabia que estava grávida, segundo a Federação Chilena de Levantamento de Pesos.
Ela foi levada ao hospital mais próximo, o São Luiz, unidade do Morumbi, mas como não tinha dinheiro para pagar o atendimento médico recebeu alta na quinta-feira (10). A criança, que nasceu prematura, com apenas seis meses de gestação, segue internada na UTI neonatal.
O caso foi noticiado pela imprensa esportiva chilena. Segundo a Federação, a atleta foi levada para o São Luís, porque esse era o hospital mais próximo. Mas como não tinha condições de pagar os custos da internação, teve que deixar o local.
“Os atletas da Federação somente contam com um seguro para acidentes”, explica nota da entidade. “Devido aos custos de manter essa criança nesse lugar (…), os quais nem Elizabeth Poblete nem a Federação podem cobrir, o hospital obrigou que ela se retirasse”. “Ao mesmo, segundo a informação que temos, atualmente o recém-nascido está em uma incubadora, o que impossibilita que seja retirado da clínica”.
Na nota, a entidade, também expressou “sua preocupação com a vida do filho da esportista”.