Governo anuncia restauração de templo religioso

A menos de 20 dias do aniversário de 150 anos da Catedral Metropolitana de Maceió, comemorado em 31 de dezembro, a igreja foi palco de um espetáculo. Com o brilho da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSPB Jovem), o Concerto de Natal, realizado neste sábado (12), emocionou dezenas de famílias. A igreja ficou repleta. O público foi testemunha também da assinatura do contrato para restauração da Catedral, orçado em R$ 1.292.737,42.

O documento foi assinado pelo secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, que representou o governador Teotonio Vilela; por Selma Pires, da empresa Torres Construções, e pelo arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz. Os recursos do governo federal foram conseguidos por meio de emenda da senadora Ada Mello, presente à solenidade. Do total, a contrapartida do Estado é de R$ 258.844,00.

O secretário Osvaldo Viégas lembrou de todo o esforço do governo do Estado, bem como do apoio da senadora Ada Mello e do arcebispo, Dom Antônio Muniz. "A caminhada foi longa. Em breve, espero anunciar também a restauração do prédio do Arcebispado. O local funcionará como uma escola de artes de ofício", explicou Viégas.

Dom Antônio Muniz revelou que a escola de artes deve atender a jovens em situação de risco, numa "restauração de vidas". Convidou ainda a comunidade para a apresentação da Camerata do Juvenópolis, a ser realizada ainda este mês. O arcebispo é um dos membros do Conselho Estadual de Cultura. "Tenho acompanhado todo o trabalho do governo de Alagoas para tombar e restaurar o patrimônio do Estado. Atuamos pela proteção da Igreja de Nossa Senhora do Ó, do Arcebispado, bem como dessa Catedral", contou.

Para a senadora Ada Mello, o momento foi de muita alegria. "A restauração da Catedral foi um compromisso que eu assumi assim que cheguei a Brasília. Fiquei incorfomada com a notícia de que os brechados da igreja estavam caindo. Foi uma batalha, mas conseguimos", revelou.

Após os discursos, a apresentação da Orquestra. A plateia acompanhou atenta. Após as primeiras peças, chegava a hora do espetáculo de Felipe Oliveira e Claudiana Melo. Os dois arrancaram aplausos calorosos do público. Felipe brilhou com as árias de Mendelssohn e Handel. Já Claudiana iluminou a Catedral com o Azulão, de Ovale e Sadim.

O Coretfal, responsável pela produção do evento, interpretou Jesus, Alegria dos Homens (Bach), Ave Verum Corpus (Mozart) e Aleluia (Handel). Por fim, o maestro Luiz Carlos Durier e a sua Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba saudaram a todos com uma mostra exclusiva. O espetáculo foi daqueles memoráveis, um belo presente de Natal. O Concerto foi uma realização do governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, e com o patrocínio da Braskem.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário