Aos 108 anos de idade, morreu em União dos Palmares, na tarde deste domingo, dia 13, Augusto Índio Santana Silva. Mesmo sem comprovação, Seu Augusto – como gostava de ser chamado – garantia que era sobrinho do líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi.
Seu Augusto era filho de um negro com uma índia. Nasceu em 1° de agosto de 1901 na cidade de Belas Águas, no sertão de Pernambuco, e aos oito anos de idade foi morar na cidade de União dos Palmares. Ele era o homem mais velho da cidade.
O ancião faleceu às 18h de ontem na Casa do Pobre Santo Antônio, onde vivia há seis meses. Segundo a médica Maria do Socorro Cavalcante Gomes, ele foi vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC), hipertensão arterial e distúrbio neurovegetativo.
Parentes do ancião – que residem na Serra da Barriga – afirmam não saber se realmente Seu Augusto era sobrinho de Zumbi, mas alegam que pelas histórias contatas por familiares apontam para a descendência do líder negro.
O suposto descendente de Zumbi era bastante querido na comunidade e conhecido pelas diversas histórias que contava sobre fatos acontecidos no início do século.
O corpo de Seu Augusto será sepultado às 16h de hoje no cemitério Campo Santo dos Palmares.