Quem deixou para fazer compras na véspera do Natal enfrentou dificuldades com os cartões de crédito e débito da Redecard. Desde o fim da manhã desta quinta-feira, o sistema da operadora ficou fora de operação e os consumidores não conseguiram utilizar os cartões para pagamentos. Por volta das 17h, a assessoria de imprensa da Redecard informou que o sistema havia se normalizado.
Consumidores e lojistas reclamam de "apagão" em cartão
Enfrentou problemas com o cartão? Mande informações para o Minha Notícia
Segundo a vendedora de uma loja de um shopping de alto padrão de São Paulo, o atendimento da Redecard disse que o problema atingiu toda a cidade. Nos shoppings centers da capital paulista, havia filas de clientes em restaurantes e lojas sem conseguir utilizar o serviço no início da tarde.
Em Brasília e em Salvador, clientes de restaurantes e lojas também não conseguiram usar os cartões da operadora."Às 12h, havia uma pane geral e muitos clientes se acumularam na loja em que eu estava para tentar pagar", disse a assessora de imprensa Elaine Hazin, que está em Salvador. “Só efetuei a compra porque tinha outro cartão”.
No Rio de Janeiro, as lojas de rua de Ipanema, na zona Sul, e de um shopping na zona norte também ficaram sem MasterCard. Nas lojas de grande porte do shopping houve tumulto entre os clientes. Em supermercados da zona norte, os clientes também enfrentaram problemas.
Em Porto Alegre, lojistas do Barra Shopping Sul também relataram dificuldades com todas as bandeiras do sistema Redecard. Em Santa Catarina, donos de restaurantes diziam ter tido o mesmo problema, mas a situação parecia ter se normalizado pouco antes das 17h.
Lojistas e comerciantes da zona Oeste de São Paulo relataram dificuldades em realizar as operações e em puxar relatórios pelas máquinas. Uma lojista disse que, em contato com o atendimento da Redecard, a orientação era para que a lojista "insistisse" nas operações.
No Amazonas, também há registros de falhas no sistema. A loja Drugstore, no shopping Amazonas, não conseguiu efetuar nenhum pagamento com os cartões da Redecard desde esta manhã até o início da tarde. "Perdemos muitas compras por causa disso. Teve até cliente que ia fazer uma compra de R$ 450 e foi embora", disse a gerente da loja, Vanessa Figueiredo. Ela afirmou que o sistema começou a voltar a funcionar às 17h, mas ainda com falhas.
Na capital pernambucana, a Saraiva Mega Store do shopping Recife também enfrentou problemas. Até cerca de 15h, nenhuma compra foi realizada com os cartões da Redecard. De acordo com a vendedora Adriana Tavares, no entanto, a maioria dos clientes conseguiu fazer suas compras utilizando outro tipo de cartão.
Instabilidade na rede
Procurada pelo iG, a assessoria de imprensa da Redecard informou, por meio de nota divulgada às 17h10, que "identificou um problema em seu processamento que, apesar do acionamento de seus sistemas de contingência, causou instabilidade em sua rede a partir das 12h de hoje. Medidas corretivas foram tomadas e a situação foi sanada em todos os estabelecimentos credenciados."
A Redecard é responsável pelas operações dos cartões de crédito MasterCard e Diners Club Internacional, e dos cartões de débito MasterCard Maestro e RedeShop.