Tomaram posse nesta segunda-feira (28) no auditório Nireide Pedrosa Pinheiro, da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, os novos conselheiros municipais de saúde de Maceió para o biênio 2009/2011. A solenidade foi presidida pelo então presidente do Conselho, Gerônimo Ferreira da Silva, representante do segmento dos usuários da saúde do município.
Após a assinatura do termo de posse pelos novos conselheiros, houve a eleição da Mesa Diretora do Conselho: Flávia de Macedo Citonio (usuária), eleita presidente com 22 votos; Francisco Carlos Lins da Silva (gestor), eleito vice-presidente com 22 votos; Rita de Cássia Lessa de Brito Barbosa, eleita 1ª secretária com 22 votos; e Tibério Guimarães Lima, eleito 2º secretário com 20 votos e duas abstenções.
Durante a transmissão do cargo, Gerônimo Ferreira falou sobre as conquistas à frente do Conselho e os desafios de liderar os segmentos que o compõem. “Fico feliz em dizer que, depois de muitos anos, um representante dos usuários foi eleito presidente deste conselho, cargo antes ocupado por gestores. Passei três anos nessa gestão unindo os segmentos e trabalhando pela defesa da população porque o que é bom para a sociedade é bom para todos”, disse.
Para o secretário Municipal de Saúde de Maceió e vice-presidente reeleito do CMS, Francisco Lins, o Conselho sempre teve responsabilidade no que diz respeito à Saúde Pública. “A palavra de ordem que representa a posição dos conselheiros é responsabilidade. Quero dar as boas vindas aos novos conselheiros e desejar a todos que trabalhem com responsabilidade, prudência e coerência”, afirmou Lins, que acrescentou: “o Conselho é importante para a saúde municipal já que é deliberativo, construtivo e fiscalizador e tem mostrado que cumpre com suas responsabilidades. Os novos conselheiros vieram integrar a equipe e os reeleitos são uma prova do trabalho realizado”.
Os conselheiros municipais de saúde lembraram sua trajetória ao longo dos seus 18 anos e que ainda tem muitas conquistas pela frente. Desde a sua formação, em 1991, seus integrantes vêm lutando pela consolidação do SUS na concepção dos segmentos, objetivando o controle social.
“Quero agradecer a todos que me ajudaram a crescer no Conselho, a confiança e credibilidade. Quero trabalhar em conjunto com vocês”, afirmou a nova presidente, Flávia de Macedo.