Crianças de Anadia transformam lixo em luxo

Verdadeiras obras de arte. Assim é classificado o trabalho realizado pelos alunos que fazem parte do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) de Anadia. Eles retiram do lixo a matéria-prima para confeccionar enfeites, arranjos e outras peças que encantam os olhos do público. De acordo com a prefeita Sânia Tereza (PT), o trabalho é fundamental para as crianças aprenderem a valorizar o que poderia ser considerado lixo, transformando em arte.

Atualmente, o Peti em Anadia atende a cerca de 130 crianças, divididas em duas unidades, uma na zona urbana e outra na rural. Na zona urbana são 87 crianças, que até pouco tempo atrás eram exploradas no trabalho infantil, catando latinhas, carroçando ou até mesmo na roça. Hoje elas são acompanhadas atentamente pela Prefeitura, que monitora o rendimento escolar de cada uma delas, assim como suas atividades diárias no Peti.

As crianças participantes do Programa ainda participam de diversas atividades, entre elas: artísticas, esportivas, culturais, além de aulas de capoeira, aproveitamento de material reciclado, recursos humanos e dinâmicas de grupo. Desde o início do mês, todos os itens confeccionados pelos alunos foram colocados em exposição ao público, que ficou encantado com o que viu.

Fonte: Adalberto Custódio/Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário