Cinco grandes eventos esportivos estão na programação do Alagoas Esporte, neste ano de 2015. O calendário de provas pode ser conferido neste site.
O já consagrado Alagoas Triathlon este ano terá três etapas com o speed olímpico, speed sprint jovem, speed sprint master, MTB sprint jovem e MTB sprint master. São provas voltadas aos atletas profissionais.
Aos iniciantes no triathlon, festivais esportivos estão em planejamento. Para o mini-sprint e aquathlon serão produzidas cinco etapas. Também serão inseridas corridas de rua. A mistura de tudo isso movimentará as orlas de Pajuçara e Jaraguá, em Maceió.
Em Arapiraca, o Duathlon Run Fest terá quatro provas, em parceira com a Prefeitura e o Arapiraca Garden Shopping. Ele está previsto para acontecer dia 28 de fevereiro.
Uma travessia, com aquathlon, também está nos planos do Alagoas Esporte. Em parceria com o Corpo de Bombeiros de Alagoas, está em produção a Travessia Aquathlon Guarda Vidas, que acontecerá dia 12 de dezembro.
Por fim, será lançado o Alagoas Long Distance. Será um evento de longa distância, após a realização do Challenge Maceió, que é um evento internacional de triathlon, com a participação de profissionais no triathlon e família.
Segundo o vice-presidente da Federação Alagoana de Triathlon (Faltri), Higino Vieira, o calendário foi definido observando todos os eventos que acontecem no mundo e tentando não chocar datas.
“Apresentamos regulamento ao Alagoas Triathlon. Para os festivais, a regra será flexível. O custo de um evento no formato (ano passado) está orçado em trinta mil reais. Patrocínios em Alagoas são indefinidos. Até o momento, apenas um patrocinador renovou para 2015. Com ou sem patrocínios, a prova vai acontecer com a receita das inscrições”, disse Higino.
“A conta é simples precisamos ter 260 atletas x R$ 115 (inscrição) = R$ 30 mil. Desde 2007, foram 59 provas de triathlon realizadas em Alagoas. Poucos se dirigem ao evento assumindo a responsabilidade. No entanto, muitos atletas investem muito dinheiro em eventos fora do Alagoas Triathlon e não vejo reclamações", complementou Vieira.
Para o Alagoas Esporte, esse é o momento de valorizar e investir em eventos locais, o que vai refletir em competência, responsabilidade e compromisso.