Saiba como tratar com receitas naturais e hidratantes

Ridofranz/iStockRidofranz/iStock

Verão é época de se expor ao sol, principalmente em feriados longos, como o Carnaval. No entanto, tentar se bronzear pode trazer efeitos indesejados, como vermelhidão, pele ardida e até aquela descamação que tanto incomoda. Está passando por isso? Saiba como se recuperar e veja receitas cheias de benefícios para aliviar.

Previna

Vai aproveitar o sol no feriado? Então muito cuidado com os horários de exposição, que não devem ser das 10h às 17h, faixa que causa agressões maiores à pele. “Quando a cútis é submetida ao sol sem proteção, pode dar origem a queimaduras solares que podem ser superficiais ou médias”, explica o médico dermatologista com prática em oxidologia, Amilton Macedo.

As queimaduras solares superficiais são caracterizadas pela presença de vermelhidão na pele logo após o período de exposição. Já as queimaduras médias são mais intensas e podem estar acompanhadas pela formação de bolhas e muita dor, o que pode ser prevenido com o protetor solar correto. “No rosto, que tem a pele mais fina, costuma-se recomendar o FPS mais alto, até 90. No corpo, podemos aplicar o FPS a partir do 30. Tanto no rosto, quanto no corpo ele deve ser reaplicado a cada duas horas”, esclarece .

Vai dar um mergulho? Então adiante o tempo entre aplicações e lembre-se de ficar embaixo do guarda-sol ao sair: “Mesmo que esteja sob o guarda-sol na praia você pode sofrer queimaduras solares. Os sinais de que você tomou sol em excesso são ardência, irritação, vermelhidão, sensação de queimadura acompanhada de dor na pele e descamação da mesma”.

Cuidando da queimadura

Uma dica do especialista é apostar nas compressas frias, que ajudam a acalmar e diminuir o inchaço e o desconforto, sem causar ressecamento. “Cremes com ação hidratante e emoliente ajudam a evitar que a pele descasque e também ameniza o incomodo causado pelas queimaduras”, orienta.

A água termal fria aplicada a cada uma hora também melhora o quadro e ajuda a recuperar os sais minerais perdidos com a desidratação, e promove um equilíbrio do pH da cútis. “Já os cremes à base de corticoides são recomendados nos casos de queimaduras mais graves. Se estiver apresentando bolhas ou muita dor, procure um médico para que ele recomende uma pomada ou creme”, completa.

Receitas naturais

A esteticista Roseli Siqueira ensina receitas caseiras e naturais para promover a desintoxicação da pele e acabar com a sensação de ardência e a descamação.

Vermelho e ardendo

Máscara de mel

1 copo de leite de amêndoas ou leite comum;
1 colher de sopa rasa de amido de milho;
1 colher rasa de mel.

Modo de uso: misture todos os ingredientes e coloque no fogo para engrossar, deixe amornar e passe em todo o rosto ou área que ficou vermelha. Você vai sentir que a pele começa a refrescar por conta do amido de milho. Deixe 15 minutos e lave o local para tirar as crostinhas que se formaram.

Aveia e mel

1 copo de leite de aveia ou comum;
1 colher de sopa de aveia fina;
1 colher de sopa de amido de milho;
1 colher de sopa de mel;
1 colher de sopa açafrão em pó;
rolo de algodão.

Modo de uso: coloque um pouco de leite no algodão para ficar molhadinho e aí passe a mistura no rosto e cubra com o algodão. Deixe 15 minutos e depois faça uma pequena massagem para tirar a máscara com o próprio algodão.

Pele descamando

Roseli diz que é essencial ajudar a renovação da pele quando ela está descascando, principalmente para evitar manchas. “O que não pode é agredir a pele puxando. As células mortas devem ser removidas com a ajuda da esfoliação, para que haja a renovação”, completa.

Esfoliação leve de coco

Coco natural ralado;
1/2 colher de sopa óleo de gergelim;
1 xícara de chá branco.

Modo de uso: molhe as mãos na água com óleo e passe nas regiões descamadas. Depois pegue o coco e massageie nos mesmos locais delicadamente. Faça uma boa fricção porque o óleo do coco hidrata e você não corre o risco de arrancar a pele, vai fazer uma emoliência. Tome um banho com o sabonete de costume e se sentir a pele um pouco oleosa use uma máscara secativa de argila branca, que pode ser encontrada em casas de produtos naturais.

Miolo e chá branco

2 pães integrais ou francês;
1 xícara de chá branco.

Modo de uso: pegue o miolo dos pães e vá amassando para ficar duas bolinhas. Umedeça um pouco do miolo no chá e friccione onde a pele está descamando ou oleosa, quando você vai massageando ele vai formando bolinhas na pele que tiram as células mortas. Passe novamente o chá no rosto, dessa vez com algodão, que desintoxica e melhora muito as manchas.

Fonte: Daqui Dali

Veja Mais

Deixe um comentário