Solange Sarmento expõe peças na Artnor

Luis Vilar/ Alagoas24HorasAlagoas24Horas

Alagoas24Horas

A artesã Solange Sarmento é uma das grandes atrações da Artnor. Criadora de belas obras de arte desde os 25 anos, quando iniciou cursos com o famoso pintor Pierre Chalita, a artesã se define como uma "metamorfose ambulante" e ao falar de sua arte diz que algumas peças são como filhos.

"O artista que diz que não gosta de ser reconhecido e vender suas obras está mentindo. É uma hipocrísia. Há peças que saem como filhos e que a gente não gostaria de se desfazer delas", diz Solange Sarmento, que revela ter optado pelo artesanato por conta do retorno financeiro.

No entanto, apesar de afinada com o mercado, Sarmento não transforma suas peças em uma obra em série. "Não aceito muitas encomendas, porque não vou ficar louca diante de uma produção em série. Cada peça possui o seu valor único", sentencia.

O artesanato de Sarmento possui cores particulares, que ela define como "tonalidades da terra que se aproximam mais daquilo que de fato é a raíz do artesanato".

Ao falar do mundo da arte no qual está inserida, a artista coloca: "Sempre amei arte. É um mundo prazeroso de estar sempre criando coisas diferentes. Hoje estou com 62 anos e sempre fui esta metamorfose ambulante. Minha arte é basicamente madeira, argila e muita emoção", complementa.

Solange Sarmento é uma das atrações da Artnor, que segue até o dia 20 de janeiro, mostrando a cultura alagoana, do restante do Brasil, além de 16 países. Vale a pena conferir.

Veja Mais

Deixe um comentário