A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Arapiraca divulgou nesta segunda-feira, 14, a lista comparativa de preços de material escolar. As maiores variações encontradas foram nas canetas esferográficas e no apontador de lápis, que registraram variação de até 400%. Outros itens, a exemplo de borracha branca látex, a variação foi de 337,50%, e na caneta pelican a diferença chegou a 237,5%. Estas variações foram consideradas para produtos idênticos da mesma marca.
A diretora de Fiscalização do órgão, Fabiana Ide, informou que alguns produtos como borracha, apontadores e cadernos, “são apresentadas de forma diferentes e devido a essa apresentação, com personagens e desenhos, se tornam mais caros que os produtos idênticos, porém básicos”. Apesar de o Procon não poder interferir diretamente nos preços praticados por esses estabelecimentos, a instituição realiza pesquisas indicativas de preços com o objetivo de ajudar o consumidor na hora da compra do material escolar.
O Procon alerta para que, na hora de comprar, o consumidor deve estar atento ao valor do desconto, forma de pagamento, garantia, prazo de troca e o valor dos juros, que em caso de parcelamento, deve estar visível. “Antes de comprar, o consumidor deve pesquisar no mínimo em três locais diferentes. É preciso comparar os preços e não pode esquecer de pedir a nota fiscal”, orienta a diretora de Fiscalização.