“Doe sangue e seja um guerreiro da vida”. Com esse slogan o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) iniciou, nesta quarta-feira, mais uma campanha de carnaval, que acontece até sexta-feira, 25, visando suprir a grande demanda de transfusões do feriadão. Para estimular e divulgar a importância da doação voluntária, a instituição está entregando aos doadores uma camisa institucional, que dará direito a participar do Bloco Hemovida, que desfilará sexta-feira pelo bairro de Jaraguá.
Com duração de três dias, a campanha mobilizará toda a equipe muldisciplinar do Hemoal – médicos, enfermeiros, assistentes sociais, técnicos e pessoal de apoio. Isso porque, durante os quatro dias de carnaval, a demanda de transfusões quadruplica, principalmente na Unidade de Emergência Dr. Armando Lages, que consome mais de 70% do sangue coletado no Hemoal.
E durante os três dias da campanha o Hemoal estará funcionando em horário especial, das 7 às 19 horas, além de ampliar o número de profissionais que estarão atendendo aos doadores. Mas apenas os candidatos à doação com idade superior a 18 anos, 50 kg e portando um documento de identificação com foto, poderão comparecer ao órgão, localizado ao lado da Unidade de Emergência Dr. Armando Lages, no bairro do Trapiche.
Além destes pré-requisitos, o candidato à doação voluntária também não pode ter contraído doença de Chagas, AIDS, sífilis e, após os 10 anos, hepatite. É indispensável, ainda, que ele compareça ao Hemoal bem alimentado e em se tratando das gestantes e lactantes não é permitida a doação. No caso dos doadores que irão repetir o procedimento, estima-se um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres.
Hemovida
Encerrando a campanha o Hemoal promoverá o bloco carnavalesco Hemovida, onde os colaboradores e doadores voluntários desfilarão, na sexta-feira, 25, às 20 horas, pelas ruas do bairro histórico de Jaraguá. Ao som da orquestra Asis do Frevo, o bloco evidenciará a importância da doação de sangue, conscientizando a sociedade sobre a solidariedade.
“Apelamos mais uma vez para a solidariedade da sociedade, com o intuito de estabilizarmos nosso estoque de sangue para a grande demanda transfusional do período carnavalesco. Montamos uma estrutura especial para atender a grande demanda durante os três dias da campanha, visando atender a todos os doadores com eficiência e qualidade; marcas que vêem sendo mantidas ao longo dos 25 anos do Hemoal”, ressalta a diretora do órgão, médica Izaura Alves Pinto.