Carranca: STJ confirma liminar a mais dois presos

Além do empresário Ronaldo Farias de Lacerda que conseguiu ontem liminar no Superior Tribunal da Justiça (STJ) para responder ao processo em liberdade, outros dois presos acusados de ligação com a construtora Estrela, envolvida em fraudes a licitações e desvio de verbas federais, Christiano Esequiel de Mendonça e Paulo Roberto Esequiel de Mendonça receberam habeas corpus em carater liminar para estar em liberdade até o julgamento do mérito da ação.

Todas as liminares foram concedidas pelo vice-presidente do STJ, ministro Francisco Peçanha Martins. Quanto ao empresário, ele concluiu que o decreto que resultou na prisão de Ronaldo Lacerda não tem fundamento legal. Para o ministro, que está no exercício da Presidência do Tribunal, suposições e probabilidades não são suficientes para justificar a prisão preventiva de uma pessoa. O caso ainda será analisado pela Quinta Turma do STJ, que poderá assegurar a liberdade ao empresário, ou revogar a liminar dada, restabelecendo novamente a prisão.

O empresário foi preso no ano passado por indícios de participação em crimes de lavagem de dinheiro, fraude a licitações, desvio e apropriação de recursos federais, sonegação fiscal, corrupção e formação de quadrilha. Conforme relatórios da Controladoria-Geral da União (CGU), cinco grupos de construtores, entre eles o de Ronaldo Lacerda, teriam causado um prejuízo de quase R$ 20 milhões aos cofres públicos.Os crimes teriam ocorrido em 55 municípios do interior de Alagoas.

Somente no início da noite de hoje a Intendência Penitenciária recebeu o comunicado da Justiça solicitando a liberação dos três presos.

Atualizada às 18h15.

Fonte: Com STJ

Veja Mais

Deixe um comentário