Agência AFP
O presidente Hugo Chávez ameaçou expropriar as unidades processadoras de leite das empresas Parmalat (Itália) e Nestlé (Suíça), na Venezuela, em anúncio feito durante seu programa dominical de rádio e TV "Alô, presidente".
"Não adianta nada instalar fábricas (estatais), se depois não houver leite para as fábricas, porque a Parmalat, ou a Nestlé levam tudo", disse Chávez.
"Se ficar provado que a Nestlé, ou a Parmalat, sob diferentes mecanismos econômicos, ou de pressão, ou de chantagem, oferecendo dinheiro adiantado, levam a produção e deixam as fábricas do Estado sem o leite necessário, isso se chama sabotagem. Tem de aplicar a Constituição e intervir e expropriar as fábricas", ameaçou.
"Façamos tudo que tiver de ser feito nesta direção. Chamem estes senhores e advirtam-nos (…) que sintam que é um governo que está falando em nome de um povo", completou Chávez, falando com seus ministros.
"Estamos frente a uma conspiração econômica e somos obrigados a agir pela segurança da nação", frisou.
Há meses, a Venezuela enfrenta um forte desabastecimento de alimentos básicos, como leite, ovos, açúcar, carne bovina, frango e farinha de trigo, entre outros.