Obama derrota Hillary e embola disputa democrata

O senador e pré-candidato à Presidência dos EUA Barack Obama obteve uma convincente vitória sobre a também senadora Hillary Clinton nas prévias democratas deste sábado nos estados de Washington, Louisiana e Nebraska, tornando a disputa pela indicação do partido ainda mais inconclusiva. Entre os republicanos, a vitória do pré-candidato Mike Huckabee no Kansas e Louisiana não alterou o quadro da corrida pela nomeação, mas deu fôlego para a campanha do pastor batista após uma semana em que John McCain tentou firmar-se como candidato favorito do partido.

Na disputa democrata, embora a vitória de Obama não tenha sido decisiva, ela deve impulsionar a campanha do primeiro negro com chances reais de se tornar presidente dos EUA, criando um clima favorável para novas vitórias.

Embora os dois pré-candidatos democratas continuem tecnicamente empatados, com uma pequena vantagem de 20 delegados para Hillary na contagem geral – segundo levantamento da Associated Press, incluindo os votos dos chamados superdelegados -, o senador pelo Estado de Illinois obteve neste sábado um voto de confiança dos eleitores do partido tanto em estados de maioria branca (Washington e Nebraska) como em um de maioria negra (Louisiana). Obama também levou nas primárias do território das Ilhas Virgens.

A expectativa era pela vitória de Obama nos três estados, mas o que surpreendeu foi a ampla margem do senador, que em Nebraska e Washington levou 68% do eleitorado. Na Louisiana – estado que foi devastado pelo furacão Katrina em 2005 e onde os moradores continuam furiosos com a lenta resposta do governo Bush ao desastre, Obama obteve 57% dos votos, contra 36% de Hillary. Nas Ilhas Virgens, o senador de Illinois arrasou com quase 90% dos votos.

Além disso, a vitória veio num momento em que a campanha de Obama se consolida como "campeã" em arrecadação de verbas, o que lhe dá um combustível extra para as próximas prévias.

Em um discurso na Virgínia, Obama disse acreditar que sua vitória de sábado lhe dará força para um novo sucesso na prévia deste Estado, que acontece na terça-feira. A corrida democrata está embolada desde a chamada "Superterça", no último dia 5, quando os resultados das prévias em 22 estados deram vitórias significativas tanto para Hillary como para Obama.

A disputa democrata deve se concentrar agora na Virgínia, Maryland e Washington DC, que realizam suas prévias na próxima terça-feira. Obama é considerado favorito nos três estados, já que até os assessores de Hillary admitem que ela não deverá levar nenhuma das prévias de fevereiro. As esperanças da senadora concentram-se no próximo dia 4 de março, quando Rhode Island e particularmente Ohio e Texas definirão um novo grande bloco de delegados.

Neste domingo, o Maine – que tem 24 delegados – realiza um caucus (espécie de assembléia eleitoral), que deve favorecer Hillary.

Fonte: Agência Estado

Veja Mais

Deixe um comentário