De acordo com pesquisa realizada pela Secretaria de Estado do Turismo com alguns hotéis de todo o Estado, o balanço do carnaval não poderia ter sido mais satisfatório. A média de ocupação nos quatro dias de feriado ficou em torno de 94%, com uma taxa de 100% em diversos hotéis.
Entre as cidades mais visitadas estão Maceió, em primeiro lugar, Maragogi e Barra de São Miguel, esta última famosa por suas festas nesse período. De acordo com o secretário de Turismo, Virgínio Loureiro, Alagoas é um destino visto como opção para quem gosta de tranqüilidade, mas também dispõe de lugares badalados, como é o caso da Barra de São Miguel. “O turismo regional está aquecido. Vimos muitos carros dos estados vizinhos, como Pernambuco e Sergipe”, ressalta o secretário.
Outro fato que contribuiu para a boa ocupação nesse período foi a vinda de vôos charters da Argentina e Chile, que vieram lotados e continuam chegando até o fim de fevereiro. Além disso, o secretário lembra a importância dos cruzeiros marítimos para a movimentação da cidade. No total, serão quase 35 mil passageiros desembarcados de 23 cruzeiros até março, movimentando a economia local.
Muitos empresários comemoram o período da alta temporada, apesar de ter sido mais curto este ano. A subgerente do Hotel Brisa Tower, Karol Barbosa, destacou o grande movimento em Maceió, como há algum tempo não ocorria. “Tivemos ocupação de 100% durante o carnaval”, afirma.
Já o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH-AL), Carlos Gatto, assegurou que esse carnaval foi um dos melhores dos últimos anos. “Quase todos os hotéis do Estado ficaram lotados. Ainda esperamos um bom movimento até o fim de fevereiro, apesar do término da alta temporada”, destaca.