A Secretaria de Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos realiza neste sábado, 08 de março, a caminhada em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, quando pretende reunir representantes de entidades feministas do Estado.
O evento é organizado pela Superintendência de promoção dos Direitos e de Políticas para Mulher e Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher (Cedim). A caminhada sairá às 9h do Posto Sete, na Jatiúca em direção à praça Multieventos na Pajuçara.
A superintendente Micheline Toledo convidar a população. “Contamos com a participação de toda sociedade, mulheres e homens, para lutarmos em defesa de um mundo mais justo e igualitário”, disse. O Dia 8 de março é comemorado no mundo inteiro como o Dia Internacional da Mulher pela sua importância histórica de luta dos movimentos feministas.
História
Em 8 de março de 1957 foi realizada a primeira greve norte-americana conduzida só por mulheres, quando operárias de uma fábrica de tecidos, em Nova Iorque, paralisaram as atividades para reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com violência pelos donos da empresa e policiais. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Cerca 130 tecelãs morreram carbonizadas.
Em 1910, durante a 2ª Conferência Internacional de Mulheres, na Dinamarca, foi proposto que o dia 8 de março fosse declarado o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem às operárias da fábrica de Nova York.. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU).