A partir desta quarta-feira, as mulheres que residem na parte alta da cidade não precisarão mais se deslocar até o Centro para utilizar os serviços da Delegacia da Mulher. Durante a inauguração da 2ª Delegacia Especializada nos Direitos da Mulher, no conjunto Salvador Lyra, Tabuleiro, a delegada titular, Luci Mônica Rabelo, frisou que a escolha do local visa não só descentralizar o atendimento prestado na 1ª Delegacia, mas proporcionar mais comodidade e segurança às mulheres.
“Não bastasse a violência sofrida e o constrangimentos de efetuar a denúncia, muitas vítimas precisavam ir caminhando até o Centro para formalizar a denúncia”, contou a delegada, acrescentando que, com a mudança de endereço, o número de denúncias formalizadas deve aumentar. Quando a 2ª Delegacia funcionava no Centro, dividindo o espaço com a 1ª, recebia uma média de 40 denúncias por dia.
Durante a solenidade de inauguração, que aconteceu no final da tarde desta quarta-feira, Luci Mônica falou ainda sobre os benefícios trazidos pela Lei Maria da Penha, que tem levado as mulheres a denunciarem mais e os agressores a pensarem duas vezes antes de agir.
Índices
Presente à inauguração, representado o Governo do Estado, a secretária Wedna Miranda acrescentou que, segundo pesquisas, a região que engloba os bairros do Clima Bom, Benedito Bentes, Eustáquio Gomes, Tabuleiros dos Martins e adjacências, apresenta um grande índice de violência contra a mulher, principalmente nos finais de semana.
O delegado geral da Polícia Civil, Carlos Alberto Reis, afirmou que a inauguração da delegacia era uma conquista da Polícia Civil e do movimento de mulheres do Estado, e garantiu que, nos próximos dias, novas viaturas e equipamentos de informática serão entregues na delegacia da Mulher e em outras delegacias.
Várias autoridades compareceram à inauguração, entre elas a secretária da Mulher, Wedna Miranda – representando o Governo do Estado, o delegado geral da Polícia Civil, Carlos Alberto Reis, representantes de diversos movimentos pró-mulher, do Poder Judiciário e da OAB.
A delegacia conta com estrutura – física e humana – completa para dar suporte às ações que serão desenvolvidas e funcionará em conjunto com a 1ª Delegacia da Mulher.
Serviço
O horário de atendimento da 2ª Delegacia Especializada nos Direitos da Mulher é de, 8h às 18h, no período de segunda a sexta. Nos finais de semana, as vítimas podem recorrer às delegacias de plantão. O endereço da nova sede é: Rua Antônio de Souza Braga, nº 270, quadra 3, no conjunto Salvador Lyra, próximo ao posto de saúde.