A importância do cultivo da mamona para o desenvolvimento econômico de Alagoas será tema de uma palestra, na próxima segunda-feira (10), em Maceió, ministrada pelo engenheiro agrônomo e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Napoleão Esberard. Esberard é um dos maiores especialistas sobre biodiesel no País. Há 15 anos trabalha como consultor em diversos estados do Brasil e, em Alagoas, vai sensibilizar agricultores sobre as oportunidades advindas do cultivo da mamona, matéria-prima utilizada na produção do combustível.
Cerca de 100 agricultores deverão assistir a palestra ‘Sensibilização com assentados para o plantio consorciado da mamona’, realizada na sede do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), às 9 horas. Na terça-feira (11), o consultor fará outra apresentação no município de Inhapi, com a participação de aproximadamente 200 agricultores do Alto Sertão. Os eventos fazem parte do Programa do Biodiesel em Alagoas (Probiodiesel-AL), desenvolvido pelo governo do Estado e pelo Sebrae-AL com o objetivo de ampliar o cultivo da mamoneira, por meio da distribuição de insumos, capacitação e orientação técnica.
O Programa do Biodiesel atende cerca de 400 agricultores, beneficiando indiretamente aproximadamente outras 1.600 pessoas em 33 municípios das regiões da Zona da Mata, Agreste e Sertão, mapeados pela Embrapa como bons potenciais para o cultivo da mamona. Após a sensibilização, a partir de 25 de março, a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri) vai distribuir sementes de mamona aos trabalhadores rurais dos municípios. Outras informações no telefone (82) 3216-1733.