Apesar de nunca ter conquistado o ouro olímpico, a seleção brasileira tem como prioridade este ano a equipe principal, que disputa as eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010, disse o técnico Dunga nesta terça-feira.
No único jogo que o Brasil fez este ano, contra a Irlanda em fevereiro, Dunga chamou vários atletas com idade olímpica, mas pouco os utilizou e o mesmo deve acontecer no amistoso contra a Suécia, dia 26 de março, em Londres.
"Vamos dar prioridade à principal. Olimpíada é importante, mas no futebol a prioridade é Copa do Mundo", afirmou Dunga em entrevista coletiva após convocar 10 atletas com idade olímpica para a partida com os suecos.
O treinador deixou de fora jogadores que faziam parte da base utilizada no ano passado, como Ronaldinho Gaúcho, Mineiro, Maicon, Gilberto, Afonso e Vágner Love. "Estamos tentando mesclar (equipe) olímpica com principal. Mas dentro do possível, vamos mudando", disse.
Segundo o supervisor da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Américo Faria, antes dos Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto, o Brasil terá sete compromissos, incluindo o jogo contra a Suécia.
"Acho que só vamos fazer amistosos com a seleção olímpica depois de fazer os jogos pelas eliminatórias contra Paraguai e Argentina (em junho). Essa é a idéia no momento", disse o auxiliar Jorginho.
Dunga afirmou que os clubes terão, obrigatoriamente, que liberar os jogadores até 23 anos para a Olimpíada. No entanto, os três atletas acima desta idade dependerão de vontade própria e de negociações entre o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e dirigentes das equipes.
"Como treinador e integrante de uma comissão técnica, falo com o jogador e com o treinador da equipe dele. O presidente da CBF fala com o presidente do Milan, da Juventus e do Napoli", disse Dunga.
"Abaixo de 23 todos têm que ir, é só olhar o site da Fifa. Agora, acima de 23, tem que ter bom senso de ambas as partes", acrescentou o técnico.