"Queremos o fortalecimento de todas as entidades filantrópicas, pois elas realizam um trabalho útil à sociedade", afirmou a psicóloga Tereza Amaral ao inaugurar hoje pela manhã a nova Unidade Judith Barreto do Amaral, no Santa Amélia.
Ela anunciou que a Pestalozzi de Maceió fará parceria com a ONH Betinho, permitindo que use suas instalações para a equoterapia, para crianças e jovens com deficiência física e mental. O sub-secretário de Estado da Saúde, médico Jorge Vilas Boas garantiu que a Secretaria apoiará o trabalho dessas entidades.
A nova unidade da Pestalozzi prestará atendimentos de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Psicopedagogia, Pediatria, Ortopedia, Equoterapia e Serviço Social. Ela representa o fortalecimento da política de descentralização da entidade, que cuida de pessoas com deficiência e de suas famílias, acrescentou sua presidenta Tereza Amaral. Como a dificuldade de transporte para pessoas com deficiência é muito grande, a Pestalozzi está levando seus serviços aos bairros – além do Farol, a Pestalozzi também abriu unidades no Benedito Bentes, Vergel do Lago e Barro Duro.
Além dessa descentralização, a psicóloga e vereadora Tereza Nelma, vice presidente da Associação Nacional das Associações Pestalozzi – FENASP está criando Pestalozzis no interior de Alagoas, visando melhorar o atendimento para 16,1% da população alagoana, portadora de algum tipo de deficiência. Já foram criadas as Pestalozzi de Arapiraca, Taquarana, Paripueira, Porto Calvo, São Luis do Quitunde, Murici, Boca da Mata e Delmiro Gouveia.
A Secretária Executiva da ONG Betinho, pedagoga Emília Xavier disse que firmará convênio ainda esta semana com a Pestalozzi e somente espera a renovação do convênio com a Secretaria de Estado de Saúde para reiniciar as atividades de equoterapia, com uma nova equipe de profissionais, em um ambiente muito melhor que o anterior. Inclusive, a Polícia Militar já doou dois cavalos para o trabalho e colocou um militar especializado à disposição da ONG.
A solenidade contou com apresentação do Coral Canta e Encanta, e do grupo de capoeira de alunos da Pestalozzi. Entre outras autoridades, estiveram presentes a subsecretária de Estado de Ciência e Tecnologia, médica Josefa Petrúcia, a gerente do PRODEFAL, Lucia Buarque, a promotora Faildes Mendonça, curadora de Fundações do Ministério Público, além de presidentes de várias entidades filantrópicas.