Papa inicia celebrações da Semana Santa

O Papa Bento XVI iniciou nestq auinta-feira (20) os ritos da Semana Santa com a tradicional Missa Crismal – na qual são abençoados os óleos santos. Em sua mensagem, ele lamentou a tentação que ronda a humanidade de querer uma liberdade sem limites.

"A tentação da humanidade é sempre a de querer ser autônoma, de seguir apenas sua própria vontade e de pensar que só assim seremos livres, que só graças a uma liberdade sem limites o homem será completamente homem", afirmou o líder da Igreja Católica.

O pontífice afirmou que "a verdade é que temos que compartilhar nossa liberdade com os demais e que apenas em comunhão com eles se pode ser livre" e acrescentou que "esta liberdade compartilhada só pode ser liberdade caso se inscreva na vontade de Deus."

A Missa Crismal é realizada na Quinta-Feira Santa, dia em que a Igreja Católica celebra a instituição do sacramento da ordem sacerdotal por Jesus Cristo durante a Última Ceia.

Por isto, a celebração realizada na basílica de São Pedro serve para que os sacerdotes renovarem os votos sacerdotais (pobreza, castidade e obediência).

Sobre os sacerdotes o Papa explicou que têm que "vigiar", ficar de "guarda diante do poder do mal", "manter o mundo despertado para Deus" e "se manterem de pé diante das correntes dos tempos".

Além disso, Bento XVI pediu aos sacerdotes a "adequada celebração da Liturgia e dos Sacramentos" e que na "a arte de celebrar uma Missa não haja nada de adulterado".

Durante a missa de sta quinta, Bento XVI abençoou os óleos santos que lhe foram apresentados em três grandes jarras de prata e que serão usadas durante sacramentos como o batismo, a unção dos doentes e a ordenação sacerdotal.

Bento XVI seguirá na tarde desta quinta para a Basílica de São João de Latrão para celebrar a missa que relembra a Última Ceia de Jesus e na qual tradicionalmente o Papa lava os pés de doze presbíteros.

Fonte: G1

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário