Alagoas tem 24 dos 556 municípios mais violentos do país

Uma pesquisa do sociólogo argentino Júlio Jacobo Waiselfisz, realizada com o apoio do Data-SUS do Ministério da Saúde e do Ministério da Justiça, aponta que 24 dos 556 municípios mais violentos do Brasil estão em Alagoas. A pesquisa chamada Mapa da Violência nos Municípios Brasileiros 2008 revela que de 2002 a 2006 apenas 24 cidades concentraram 80,7% de todos os homicídios do Estado.

Maceió ocupa o primeiro lugar no ranking das cidades mais violentas de Alagoas, seguida por Arapiraca e outras 22 cidades de pequeno e médio porte. São elas: Rio Largo, Joaquim Gomes, União dos Palmares, Paripueira, Pilar, Satuba, Messias, Roteiro, Canapi, Porto Calvo, Delmiro Gouveia, Barra de São Miguel, Fleixeiras, Marechal Deodoro, Japaratinga, São Miguel dos Campos, Murici, Dois Riachos, Maragogi, São José da Lage, Maribondo. No ranking nacional, Maceió ocupa o 22º lugar.

Para o historiador Geraldo de Majella, que analisa detalhadamente os dados do Mapa da Violência nos Municípios Brasileiros 2008 no que diz respeito a Alagoas, o combate à criminalidade e ao crime organizado tem ficado evidenciado em vários lugares do mundo e não é uma atribuição apenas das polícias.

“As polícias têm papel importante, desde que sejam bem aparelhadas, tecnicamente capazes de trabalhar e que os policiais sejam capacitados. Não devemos acreditar em métodos salvacionistas. Quando vemos policiais nas ruas, atrapalhando o trânsito, expondo armas e cães, blindados, o senso comum acredita infelizmente que essa exposição é a garantia de segurança. O combate efetivo da criminalidade deve envolver a sociedade civil e todas as instâncias do Estado – Judiciário, Legislativo, Executivo e Ministério Público”, afirma o historiador.

Segundo ele, ao permanecer o improviso e a desorganização, o crime organizado ampliará a sua influência. “A tendência é dominar faixas significativas do território, onde o agente estatal da segurança pública ou de outra área terá que pedir permissão ao tráfico ou ao político que comanda o crime. A situação é de alerta máximo”, atenta Geraldo de Majella.

De acordo com o Mapa da Violência, em 2006 foram registrados 1.610 homicídios no Estado. Desses, 1.299 ocorreram somente nos 24 municípios mais violentos. “Isso indica claramente que se houvesse planejamento e integração nos trabalhos das polícias, essas taxas seriam reduzidas”, explica Geraldo de Majella. A área dos 24 municípios compreende 1.606.794 habitantes do universo de 2.978.604 habitantes que há em Alagoas.

Fonte: Diego Barros

Veja Mais

Deixe um comentário