“Alagoas dará mais um passo para o desenvolvimento do Estado e com as novas regras do Departamento Nacional de Registro de Comércio (DNRC) o Brasil terá um salto de qualidade na questão de registro de comércio”. A afirmação é do presidente da Junta Comercial de Alagoas (Juceal), Boanerges Gaia Filho, que participará desta quarta (26) até sexta-feira do Encontro Nacional dos Presidentes de Juntas Comerciais.
A abertura vai acontecer amanhã, às 19 horas, no Memorial da República, na praia da Avenida e as discussões serão quinta e sexta-feira no Hotel Atlantic, antigo Hotel Meliá. “Alagoas está sendo agraciada com esse evento, porque é dessa reunião que daremos o pontapé para a agilização processual de empresas”, considera Boanerges.
O encontro vai reunir os 27 presidentes de juntas comerciais do País que irão discutir novas regras a serem implantadas pelo DNRC, órgão que rege as juntas, com o objetivo de diminuir a burocracia no processo de abertura de empresas. Uma das novas medidas é a ampliação da Redesim, onde as informações sobre abertura de empresas estarão em um mesmo banco de dados, interligando os órgãos envolvidos.
“Se hoje a Juceal leva uma média de cinco dias para abrir uma empresa, com a implantação da Redesim reduziremos para 48 horas, como pretende a direção do DNRC, que quer trazer o melhor sistema de informática para os órgãos”, ressaltou o presidente da Juceal.
Desde o ano passado, Alagoas é referência nacional na abertura de empresas, sendo considerada a melhor do País na questão de agilidade. Pesquisa feita pelo DNRC mostra que o tempo médio no Brasil para abrir uma empresa é de 15 dias, de acordo com Boanerges Gaia, mas há estados que demoram 36 dias para concluir o mesmo processo. “O encontro é justamente para reduzir esse tempo. E a intenção do DNRC é que até julho alcancemos a meta de 48 horas”, reforça.
Informações sobre a Junta Comercial de Alagoas (Juceal) podem ser obtidas através do sites do órgão www.juceal.al.gov.br. Ao visitar a página na internet empresários conseguem tirar dúvidas e fazer reclamações através da ouvidoria. A sede da Juceal funciona em Maceió e o serviço está sendo interiorizado após a implantação de delegacias em Palmeira dos Índios e Arapiraca. Uma parceria com a Associação Comercial vai possibilitar a implantação de uma outra delegacia em Porto Calvo, atendendo toda a população da região Norte do Estado.