No próximo dia 29 de março, sábado, será reaberto ao público o Museu do Sertão, na cidade de Piranhas, com a nova exposição permanente com peças ligadas ao Cangaço, Estrada de Ferro Paulo Afonso, navegação a vapor, religiosidade sertaneja e costumes locais. O acervo é composto de fotografias, documentos (cartas e bilhetes) escritos por Lampião, miniaturas de embarcações, entre outros artefatos.
De acordo com o diretor do museu, Jairo Oliveira, o "Museu do Sertão" foi inaugurado em 1982 como parte integrante da Casa de Cultura, e a partir de 2001 se transformou num dos principais atrativos de Piranhas e de toda região. Em março de 2007 foi fechado para restauração da infra-estrutura física e revitalização e ampliação do acervo.
"Todo trabalho de revitalização do Museu do Sertão foi coordenado pela museóloga Maria de Fátima Guimarães e os recursos para todo trabalho foram próprios. A novidade para nova fase do Museu do Sertão será a criação do Núcleo de Estudos do sertão que irá reunir pesquisadores de temas relacionados ao Sertão (Cangaço, Caatinga, Religiosidade, Desenvolvimento Regional, entre outros)", afirma Jairo.
Na reinauguração do museu, haverá uma homenagem a Marília Rodrigues Cavalcanti, que foi a fundadora do museu, além da inauguração da Sala do Cangaço Soldado Josias Valão, que foi o soldado que arrumou as cabeças dos cangaceiros após serem mortos em Angico, nas escadarias do Palácio D. Pedro II, atual sede do executivo municipal.
"Piranhas e toda a região do São Francisco têm muitos atrativos turísticos para serem trabalhados. Por isso a Setur tem como uma das prioridades diversificar a oferta de produtos e destinos, em parceria com os municípios", destaca o secretário de Turismo de Alagoas, Virgínio Loureiro.
O evento contará com a presença do pesquisador do Cangaço, Antônio Amaury Correia de Araújo, Paulo Britto (filho do Tenente João Bezerra, que comandou o ataque a Angico em 1938), entre outros pesquisadores e historiadores.
O Museu do Sertão funcionará de terça a sábado, das 9h às 16h30, e aos domingos das 9h às 15h30. Não há taxa de entrada.