Helvio Auto orienta população sobre a dengue

Maceió está entre as sete capitais brasileiras com risco de epidemia de dengue, segundo informações obtidas na última semana de março pelo Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes Aegypti (Liraa), do Ministério da Saúde. Apenas o Hospital Escola Dr. Helvio Auto registrou, de 1º de janeiro A 31 de março, 314 casos de dengue, sendo oito do tipo hemorrágico, segundo dados do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do hospital.

O Helvio Auto é uma das unidades hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS) de Alagoas a tratar da dengue, e orienta a população a procurar minipronto-socorros e postos de saúde em casos suspeitos. O médico deve estar apto a fazer algumas avaliações preliminares, como a prova do laço, hemograma e medição da pressão arterial do paciente. Sob suspeita de dengue hemorrágico, o profissional da saúde deve solicitar, por escrito, atendimento especializado no HEHA.

“Somos um hospital referência em doenças infecto-contagiosas de média complexidade, e estamos equipados para receber casos de dengue hemorrágico. O hospital atende pessoas referenciadas por outras unidades de saúde. Todos os que estiverem com sintomas sugestivos têm seu atendimento garantido nas unidades básicas de saúde”, orienta a médica infectologista e gerente-geral do HEHA, Luciana Pacheco.

Entre os sintomas da dengue estão febre alta, dores de cabeça, nos olhos e no corpo. Nos casos hemorrágicos pode haver desidratação com evolução para hemorragias volumosas e outras complicações que podem causar falência em diferentes órgãos.

O Hospital Escola Dr. Helvio Auto é uma unidade complementar da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e referência em doenças infecto-contagiosas.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário