Prefeito é preso acusado de fraude em licitação

O prefeito do município baiano de Sobradinho (a cerca de 60 quilômetros de Petrolina), Antonio Gilberto de Souza, conhecido como Gilberto Balbino, foi preso por agentes federais na manhã desta quarta (9), durante a Operação Pasárgada, que aconteceu simultaneamente nos Estados da Bahia, Minas Gerais e também no Distrito Federal. Cerca de 500 policiais participaram da operação que prendeu advogados, procuradores municipais, lobistas, um juiz e prefeitos.

De acordo com informações da Polícia Federal, o esquema consistia em fraudes na verba do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o que teria causado um rombo de R$ 200 milhões aos cofres públicos. Em Sobradinho, a movimentação dos agentes nas primeiras horas do dia mudou a rotina dos moradores, que tentavam acompanhar a ação policial. Gilberto Souza foi encaminhado para a delegacia da PF em Juazeiro (BA).

"O prefeito está sendo acusado de corrupção passiva, fraude em licitações e formação de quadrilha. O que se sabe é que havia um lobby em nível nacional que facilitava a concessão de benefícios e valores para prefeituras, de maneira fraudulenta. Eram ações basicamente relacionadas a obras", explicou o delegado da Polícia Federal em Juazeiro (BA), Alexandre Lucena. O prefeito deve ser levado, até esta quinta-feira, para a sede da PF em Minas Gerais

Fonte: JC/ONLINE

Veja Mais

Deixe um comentário