Quem quiser se candidatar a uma vaga de Conselheiro Tutelar de Maceió poderá fazê-lo até o próximo dia 25, quando termina o prazo para as inscrições. O pleito vai eleger dez conselheiros que ficarão responsáveis por gerenciar as regiões 3, 4, 5 e 6 nos próximos três anos.
O presidente da Comissão Eleitoral – que também é presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Maceió – Arnaldo Silva, explica que haverá aproximadamente 50 locais de votação espalhados por pontos estratégicos dos bairros onde haverá eleição. O pleito acontecerá das 9 às 14h.
A expectativa, de acordo com Arnaldo Silva, é que a apuração aconteça imediatamente após os lacres das urnas no Ginásio Tenente Madalena, na Cambona. Tanto a eleição como a apuração serão acompanhadas por representantes do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil (através da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente).
Para se candidatar a uma vaga de conselheiro tutelar não são permitidos vínculos partidários e ligação com instituições.
Dentre as funções do cargo destaca-se: atender a criança e ao adolescente; atender e aconselhar os pais ou responsáveis; promover a execução de suas decisões; requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança; encaminhar ao Ministério Público fatos e notícias que constituem infração administrativa ou penal contra os direitos da criança e do adolescente, dentre outros previstos no artigo 136 do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Fazem parte das regiões 3 e 4 os seguintes bairros: Rio Novo, ABC, Petrópolis, Fernão Velho, Goiabeira, Santa Amélia, Chã da Jaqueira, Chã de Bebedouro, Mutange, Bom Parto, Canaã, Santo Amaro, Novo Mundo, Ouro Preto, Pinheiro, Pitanguinha e Farol.
Já as regiões 5 e 6 estão Serraria, Feitosa, Barro Duro, Bebedouro, Sítio São Jorge,Jacintinho, Benedito Bentes 1 e 2 e Antares.
O Conselho Municipal de Maceió é veiculado à Secretaria Municipal de Assistência Social.