Seminário discutirá trabalho em canaviais

O Seminário Alagoano sobre Saúde e Segurança no Trabalho irá abordar, este ano, a situação do trabalho na zona canavieira do Estado. O evento, que ocorre há cinco anos, marca a passagem do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho (28 de abril) e será realizado no auditório do Senai, no Poço, das 9h às 17 horas. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pela internet, no endereço www.prt19.mpt.gov.br.

Promovido pelo Fórum Regional do Meio Ambiente do Trabalho (Fromt), em parceria com a Procuradoria Regional do Trabalho de Alagoas (PRT), o seminário pretende reunir cerca de 250 pessoas, entre advogados, empresários, estudantes e profissionais da área. O tema em debate “As condições de trabalho na zona canavieira de Alagoas” foi escolhido em virtude das condições degradantes flagradas nas usinas fiscalizadas pelo grupo móvel do Ministério do Trabalho e Emprego e pela força-tarefa do Ministério Público do Trabalho (MPT), durante a Operação Zumbi dos Palmares.

A palestra de abertura será com o auditor fiscal do Trabalho Dercides Pires da Silva, coordenador do grupo Móvel do Ministério do Trabalho e Emprego que atuou na Operação Zumbi dos Palmares. Ele falará sobre “O trabalho escravo no setor sucroalcooleiro”.

O procurador do Trabalho Geraldo Emediato, integrante da força-tarefa, fará palestra sobre “As ações do MPT no combate à precarização do trabalho na zona canavieira”. Golbery Lessa, sociólogo e membro do grupo de pesquisa Trabalho e Capitalismo Contemporâneo, abordará o tema “As particularidades do capitalismo alagoano no setor canavieiro”.

Outro tema abordado no seminário será “O dano moral coletivo”, será apresentado pelo juiz do Trabalho Alan Esteves. O sociólogo Cícero Albuquerque vai falar sobre a “Modernização e a pobreza na área canavieira”.

A última palestra será proferida pelo médico do Trabalho Juraci Roberto Lima. Ele abrirá o debate sobre "A saúde do trabalhador rural”.

Além da PRT, o seminário terá apoio da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e Conselho Nacional de Saúde (Cist/CNS) e Secretaria de Estado da Saúde, através do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). Também são parceiros o Tribunal Regional do Trabalho, Associação dos Magistrados Trabalhistas de Alagoas, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Fundacentro de São Paulo.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário