Governador e secretário participam de inspeção

O governador Teotônio Vilela Filho e o secretário de Estado da Saúde, André Valente vão, pessoalmente, acompanhar uma inspeção dos agentes de endemias em residências do bairro do Clima Bom, para detectar possíveis focos de dengue e orientar a população sobre os cuidados necessários para evitar os criadouros. A ação acontecerá nesta quarta-feira, 16, às 9hs.

O ponto de encontro das autoridades com os agentes será na Praça do Conjunto Osman Loureiro, localizada na quadra 2, segundo informou a superintendente de Vigilância à Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Célia Torres.

De acordo com Célia Torres, a ação é mais um esforço do governo do Estado para mostrar à população a importância da participação da sociedade junto com autoridades e profissionais de saúde, na luta para evitar que Alagoas venha a enfrentar um surto de dengue, como o que está ocorrendo no Rio de Janeiro. “É importante que a população absorva as informações e esclarecimentos dos agentes de saúde e adote os hábitos de prevenção à dengue e à proliferação do mosquito transmissor”, acrescenta a superintendente.

O Clima Bom I e II é uma das regiões onde os agentes de endemias estão intensificando o combate à doença. O índice de infestação do aedes aegypti, nas duas localidades, é de 1,9% e 1,6%, respectivamente, considerado de médio risco, o que torna a ação relevante, segundo Célia Torres. O trabalho dos agentes terá a inspeção dos coordenadores de endemias da Sesau.

Atualmente, Alagoas conta com 2.305 casos de dengue notificados. Desses, 980 são na capital, Maceió. Preocupado com a possibilidade de avanço da dengue em Alagoas, um dos oito Estados com mais chances de epidemia, o governo decidiu publicar, por esses dias, um decreto determinando que todos os eventos promovidos pelo Estado sejam precedidos de informações sobre as ações de combate à doença.

Outra medida que a Sesau tem adotado no Estado é com relação ao plantão epidemiológico, que funciona das 8h às 20, diariamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Uma equipe faz visita a todos os hospitais, verificando os casos suspeitos da doença para adoção das medidas cabíveis necessárias.

Os dez municípios com maior risco de epidemia em Alagoas são Maceió, Palestina, Teotônio Vilela, União dos Palmares, São Luiz do Quitunde, Marechal Deodoro, Craíbas, Palmeira dos Índios, Rio Largo e Pão de Açúcar.

Fonte: Assessoria/Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário