A criação de uma força regional de combate ao crime foi uma das principais decisões tomadas durante a XXVI Reunião do Consene (Conselho de Segurança Pública do Nordeste), encerrada na última sexta-feira (18) em Natal, Rio Grande do Norte. O encontro teve a participação do secretário de Defesa Social de Alagoas, Paulo Rubim; do delegado geral da Polícia Civil, Marcílio Barenco, do comandante do Corpo de Bombeiros, Jardir Ferreira, além dos superintendentes da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, no Estado..
O delegado Marcílio Barenco informou que a força regional será integrada por policiais de todos os estados nordestinos que atuariam em ações pontuais de acordo com a necessidade de cada estado. “O grupamento atuará nos moldes do que é feito atualmente pela Força Nacional”, acrescentou.
O delegado geral considerou que a reunião do Consene foi muito importante para a interação e integração entre as polícias da região, e destacou ainda como ponto importante a definição da troca de informações dos bancos de dados entre todos os estados do Nordeste.
Barenco destacou entre as palestras a que foi proferida pelo professor Jack London que teve como tema “Uma Nova Sociedade na Era da Informação e do Conhecimento”. “Foi um grande ensinamento quanto à questão da tecnologia da informação”, salientou. Também aconteceram palestras sobre a “Atualidade da Política e da Legislação sobre Drogas no Brasil e o Papel da Secretaria Nacional Antidrogas”, “A Integração da Segurança Pública”, “A Segurança da Informação na Era Digital”, “O Sistema Integrado da Inteligência do Nordeste e a Ferramenta ID-2”, e “O Sistema Integrado de Inteligência do Nordeste”.
O encontro teve ad presença de diretores da Polícia Federal e representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).