Centenas de sem-teto, segundo os organizadores aproximadamente 500, ligados ao Movimento União por Moradia ocuparam na manhã desta terça-feira, 22, o prédio-sede do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), na Rua da Praia. Os manifestantes pretendem, ainda, ocupar a sede da Prefeitura de Maceió, no bairro de Jaraguá.
A ocupação se deu de forma pacífica e os sem-teto ocupam apenas o pavimento térreo do prédio-sede. As ações fazem parte da semana nacional de mobilização por moradia e visam cobrar das autoridades a construção de habitações populares. No ano passado, durante a semana de mobilização dos sem-teto, eles ocuparam o prédio do INSS na Praça dos Palmares, onde continuam até hoje.
Essa nova ocupação do INSS, desta vez no edifício-sede, visa pressionar o instituto para que suspenda o processo de despejo do prédio da Praça Palmares, já autorizado pela Justiça. Os sem-teto querem mais prazo para deixar o local. Já a ocupação da prefeitura visa cobrar do município celeridade no processo de construção de casas populares para os sem teto da “cidade de lona”, no Tabuleiro.
Segundo um dos organizadores da ocupação, os sem-teto reivindicam uma reunião com o superintendente do INSS em Maceió, Ronaldo Medeiros, onde pretendem exigir a suspensão do despejo das 150 famílias que ocupam o prédio do antigo INSS na Praça dos Palmares.
Ainda de acordo com os manifestantes, os sem-teto teriam sido surpreendidos pela liminar determinando a desocupação do prédio quando já está em andamento a construção de habitações populares por parte da Companhia de Habitação do Estado.
Os manifestantes querem, ainda, se reunir com o prefeito Cícero Almeida (PP) para apresentar a pauta de reivindicações da categoria, que exige a construção de habitações populares para o moradores da cidade de lona do Tabuleiro do Martins.