O Procon não realizará atendimento na próxima segunda-feira, tanto na sede do órgão quanto nos JÁ’s. A paralisação acontece porque os funcionários do órgão participarão de curso que será realizado por técnicos do Ministério da Justiça.
Na pauta, a nova versão do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor – o Sindec, que integra os Procon’s de 22 estados do Brasil com dados de todos os atendimentos realizados pelos órgãos.
Desde a semana passada funcionários do Procon Alagoas participam, em Brasília, de cursos de reciclagem e atualização, realizados pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, para os setores de fiscalização e sistema de informações de dados.
“Aproveitamos para confirmar a presença dos técnicos do DPDC em Maceió para aplicarem o curso de atualização do Sindec, para todos os membros do Procon Alagoas, além de representantes do Procon de Arapiraca, já que a cidade está se integrando agora ao sistema”, afirmou o superintendente do órgão estadual, Rodrigo Cunha.
O dirigente explica ainda que a nova versão do Sindec deve agilizar os serviços prestados pelo Procon ao consumidor, já que o sistema disponibiliza um link para atendimento on line e também a carta de informações preliminares eletrônica – a cip eletrônica -, que visa diminuir o tempo de espera do consumidor de 10 para 3 dias, no caso de resposta a reclamação registrada.
O atendimento, ao público, volta ao normal na terça-feira (29). Neste dia, o curso de reciclagem é direcionado para setores de fiscalização, cartório, controle de processos, assessoria jurídica e decisão administrativa. As atividades, nesses departamentos, voltam ao normal na quarta-feira (30).