Uma imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, medindo 40 centímetros, talhada em cedro no estilo barroco do séc XVIII, pelo santeiro alagoano Claudionor Teixeira Higino, de Penedo, será intronizada nesta quarta-feira, 30, no Porto de Maceió, passando a fazer parte do patrimônio do navio.
A solenidade, prevista para as 17h, ocorrerá a bordo da mais recente aquisição da Marinha do Brasil, o navio de desembarque de carros de combate (NDDC) Garcia D’Avila, adquirido da Real Marinha Britânica em agosto de 2007.
Presidida pelo arcebispo de Maceió, D. Antonio Muniz, a solenidade contará com a presença do capitão-dos-portos de Alagoas, Henrique Tadeu dos Santos, além de membros da Soarmar-AL e convidados.
Atracado no Porto de Maceió desde esta terça-feira, o Garcia D’Avila ficará aberto à visitação pública no próximo sábado e domingo, das 14h às 17h. O nome do transporte é uma homenagem ao Capitão-de-mar-e-guerra Garcia D’Avila Pires de Carvalho e Albuquerque, oficial falecido quando comandava o Cruzador “Bahia”, após um naufrágio no dia 4 de julho de 1945.
A Marinha do Brasil poderá empregar o NDCC em diversas tarefas, dadas as suas características de construção que o capacitam para recebimento de veículos anfíbios, operações com aeronave e transporte de tropas.
“O equipamento conferirá extrema versatilidade, mobilidade e capacidade de permanência ao Poder Naval”, frisou o capitão-dos-portos de Alagoas, Henrique Tadeu. Todo o processo de recebimento durou cerca de sete meses e a vinda ao Brasil foi iniciada em 8 de abril de 2008. A viagem contou com escalas em: Lisboa (Portugal), Tenerife (Espanha), Maceió e por fim Rio de Janeiro, onde fica sediada a Esquadra Brasileira.