O governador Teotonio Vilela (PSDB) empossa nesta sexta-feira, às 10h, no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares, o médico Tadeu Gusmão Muritiba, na função de diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).
Ele assume no lugar do engenheiro Petrúcio Bandeira, que permaneceu no cargo desde o início do atual governo. Tadeu informou que em sua gestão quer ampliar a pesquisa no Estado de Alagoas, além de formar mais mestres e intensificar os projetos estruturantes e as ações dos APL’s, bem como as do Pólo Tecnológico.
“Para mim é uma honra assumir a presidência da Fapeal, um órgão que promove o desenvolvimento de Alagoas através de pesquisas e especialização de recursos humanos. À frente do órgão queremos fortalecer e consolidar a política de incentivo à pesquisa”, disse Muritiba, acrescentando que irá apoiar a formação de recursos humanos de alto nível e projetos de pesquisa apresentados por pesquisadores do Estado através de bolsas e auxílios financeiros.
O diretor informou também que a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação e a Fapeal, em parceria com órgãos públicos e privados, vão buscar junto ao Ministério de Ciência e Tecnologia, MCT o incremento dos Arranjos Produtivos Locais através de orientações tecnológicas e recursos para favorecer os APL’s mais voltados à população carente.
Previstos no Plano Plurianual 2008-2011, o Pólo Tecnológico que visa à implantação do Parque Tecnológico e o Cais Digital são prioridades de sua gestão. “A Secretaria de Ciência e Tecnologia e a Fapeal estão na luta pela implantação da Lei de Incentivo à Inovação Tecnológica. Estaremos na linha de frente apoiando a secretária Kátia Born para a viabilização do Pólo Agroalimentar, com o objetivo de dotar a região do Agreste de infra-estrutura tecnológica e potencializar o desenvolvimento da ovinocaprinocultura e dos hortifrutigranjeiros”, afirmou Tadeu Muritiba.