Receita Federal vai apertar fiscalização

A Receita Federal aumentou a fiscalização do Imposto de Renda, por meio de filtros eletrônicos, para detectar mais erros nas declarações deste ano. Joaquim Adir, supervisor nacional do Imposto de Renda, confirmou o aperto na fiscalização e disse que o objetivo é que o número de contribuintes retidos na malha fina seja menor do que o registrado nos anos anteriores. No entanto, para que a malha fina diminua, é preciso que o contribuinte cheque a situação da declaração no site da Receita (em www.receita.fazenda.gov.br, clique no ícone ‘IRPF – Consulta declarações entregues e restituição’ no centro da página e, em seguida, ‘Extrato simplificado do processamento’) e corrija os erros encontrados pelo fisco.

‘Muitos entregam o documento e acham que a tarefa está cumprida. Quando chega perto de dezembro, vêem que ainda não receberam a restituição e só aí procuram saber o que aconteceu. Se fizessem isso antes, logo quando a Receita libera a consulta, não haveria tanta gente na malha fina’, afirma Juliana Ono, da consultoria Fisco Soft.

O erro mais comum cometido pelos contribuintes está relacionado a informações de rendimentos tributáveis. ‘Todas as rendas de pessoas físicas ou jurídicas devem ser informadas, mesmo que não haja imposto retido na fonte’, diz Valdir Amorim, consultor tributário da consultoria IOB. Os valores também devem estar corretos. O contribuinte deve tomar cuidado com os pontos e as vírgulas. Na hora de informar as deduções, o código deve estar correto. Se algum erro for encontrado, será necessário fazer uma declaração retificadora no site da Receita, que será paga mais tarde.

Veja Mais

Deixe um comentário