Helvio Auto na luta contra a dengue

O Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), unidade complementar da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), referência estadual no trato de doenças infecto-contagiosas, engajou-se nas atividades do Dia D de Combate à Dengue, nesta segunda-feira, 12. A campanha acontece em ação conjunta com todas as instituições do governo estadual.

O Formulário de Atendimento Médico para Casos de Dengue, elaborado pelos infectologistas Adriana Ávila Moura, gerente técnica do HEHA, e Celso Tavares, assessor da Vigilância Epidemiológica do Estado, será distribuído a todas as unidades de saúde do Estado. “Com esse formulário, será mais fácil para o médico estratificar e organizar o fluxo de encaminhamento para atendimento”, ressaltou Luciana Pacheco, gerente-geral do Helvio Auto.

“A intenção, com o formulário, é reconhecer rapidamente os casos suspeitos de dengue, guiar em relação ao tratamento dos casos leves e orientar o encaminhamento para as unidades capacitadas para o atendimento dos casos graves”, salientou Adriana Ávila.

A campanha elaborada pelo governo de Alagoas, intitulada “Hoje é o Dia D de Combate à Dengue. Alagoas vai vencer essa guerra. A dengue mata”, conta com a colaboração dos servidores do Helvio Auto. Durante toda esta segunda-feira, panfletos serão distribuídos e um vídeo preventivo, realizado pela Secretaria de Saúde do Estado, será apresentado aos usuários no setor de Pronto Atendimento.

Casos de Dengue
Dados do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVE) do HEHA apontam que do início de janeiro até esta segunda-feira, foram notificados 674 casos de dengue clássica e 29 casos de dengue hemorrágica. Um óbito foi registrado. O número de atendimento tem sido alto, na maioria dos casos com sintomas de dengue clássica, a qual pode ser tratada rapidamente.

“O atendimento médico é feito em nosso hospital, pois muitas vezes o paciente chega com encaminhamento solicitado pelo médico pedindo confirmação se é dengue ou não, o que na maioria dos casos ele já poderia ter sido tratado na unidade de saúde básica, evitando o agravamento de seu estado clínico”, afirma Luciana Pacheco, ressaltando, mais uma vez, que no Helvio Auto o atendimento para pacientes com dengue só ocorre quando o mesmo estiver com sinais específicos e comprovados de que é dengue hemorrágica.

Fonte: Sílvia Spencer/Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário