‘Caminhos do Futuro’ realiza mais uma etapa

Despertar em alunos da rede pública a consciência da potencialidade do turismo enquanto atividade econômica capaz de gerar renda e de transformar a vida de comunidades do estado de Alagoas. Esse é o objetivo do Projeto Caminhos do Futuro, que nesta quinta-feira (15) inicia mais uma etapa em Alagoas, desta vez, no município de Barra de São Miguel. O evento segue nos dias 16 e 17 e terá como local a pousada Brisa Mar das O8 às 17h.

Uma iniciativa do Ministério do Turismo, em parceria com o Núcleo de Turismo da Universidade de São Paulo (USP), o Projeto atua em 15 estados brasileiros. Por meio de oficinas e cursos, professores do ensino fundamental e médio da rede pública de ensino são capacitados em temas como: Mapas Turísticos, Ética, Hotelaria e Hospitalidade, Meio Ambiente e Cidadania, entre outros ligados à questão turística.

O projeto foi implantado em Alagoas em maio de 2007. 50 professores de municípios do Litoral Norte já participaram dos cursos e, na etapa atual, serão capacitados outros 50 professores da Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Coruripe, Feliz Deserto, Jequiá da Praia, Marechal Deodoro, Pilar, Roteiro e Santa Luzia do Norte.

A turismóloga Rosângela Quadrado é uma das facilitadoras que irá orientar os professores da rede pública para uma nova abordagem do tema do turismo. Para isso ela teve de passar por uma capacitação com professores do Núcleo de Turismo da USP. “O Projeto Caminhos do Futuro é realmente um resgate da cultura do turismo no Estado. Nós buscamos nos aprofundar no assunto, inclusive inserindo as pessoas mais velhas das comunidades em que o projeto atua, tudo com o objetivo de que os alunos da rede pública conheçam o turismo de uma forma dinâmica e que quando entrarem no mercado de trabalho considerem atuar na área”, afirmou Rosângela.

Cada escola participante receberá material didático sobre os temas abordados, além de kits pedagógicos para trabalhar o Turismo na sala de aula, mapas turísticos e o jogo educativo Viajando Pelo Brasil. O projeto pretende atingir aproximadamente 140 mil estudantes alagoanos.

Na visão da administradora, especializada em Turismo, Jasete Pereira, o projeto propõe resgatar a consciência da sociedade em relação ao Turismo. “O Projeto Caminhos do Futuro é uma iniciativa grandiosa, por que, por meio dele, nós podemos conscientizar os estudantes da rede pública sobre o quanto o turismo é atrativo, para que ele passe a valorizar a atividade como forma de geração de renda”, explica Jasete. “Todo o material é de ótima qualidade e o maior atrativo de se empenhar em um projeto como esse é poder acompanhar os bons resultados que esperamos obter”, conclui.

A programação da capacitação conta com temas como hotelaria e hospitalidade, geografia e cartografia, ecoturismo, além de atividades práticas e apresentações. Entre os parceiros desta ação estão o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo, e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae/AL), por meio do Arranjo Produtivo Local Região das Lagoas. Mais informações pelo telefone: 3216-1626.

Fonte: Ascom Sebrae

Veja Mais

Deixe um comentário