Será realizado na próxima sexta-feira, 16, a partir das 19h, o III Seminário Alagoano dos Defensores Públicos, que tem como objetivo discutir entre alunos, professores, advogados, defensores, promotores, procuradores, juízes entre outros, temas atuais nas áreas de Penal e Constitucional. O evento irá acontecer em um único dia, no auditório da Sociedade de Ensino Universitário do Nordeste (Seune).
O seminário terá como palestrantes o juiz federal, Rosmar Antonni de Alencar, que irá ministrar sobre a “Individualização da pena e controle de constitucionalidade”; o Defensor Público e Mestrando em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia, Nestor Távora, à frente da palestra “Julgamento antecipado da lide no processo penal” e o professor e membro do Conselho Estadual de Segurança Pública, Delson Lira, que irá falar sobre "O papel do Defensor Público na Efetividade Social da Constituição".
Dia do Defensor Público
As palestras fazem parte da comemoração do dia nacional dos Defensores Públicos, comemorado no dia 19 de Maio. Neste ano, os Defensores Públicos também decidiram comemorar divulgando os serviços oferecidos nos dois núcleos de atendimento. Um situado na Faculdade de Alagoas (Fal), onde se encontra o Núcleo do Idoso e o outro em parceria com a Seune, na Rua Saldanha da Gama, em frente à Organização Arnon de Melo.
“São lugares de pouco atendimento – até pela falta de conhecimento da população. E neste dia, nada melhor do que intensificarmos na divulgação destes núcleos que disponibiliza os mesmos serviços oferecidos na sede da Defensoria. Dessa forma, diminuímos um pouco a distância existente entre os carentes e a Justiça”, diz o Defensor Público Geral, Eduardo Lopes.