O secretário da Infra-Estrutura (Seinfra), Marco Fireman e o presidente da Casal, Jessé Mota, visitaram a Barragem do Pratagy, no Benedito Bentes, na manhã deste domingo, 18, para vistoriar os estragos causados pelas chuvas de sexta e sábado na estação elevatória do Pratagy, o que provocou problemas no abastecimento d’água de seis bairros da capital: Poço, Ponta Verde, Cruz das Almas, Ponta da Terra, Jatiúca e Pajuçara.
Neste momento, técnicos da Casal trabalham para retirar a água da Estação Elevatória e normalizar o abastecimento nos bairros afetados. Também participaram da visita técnicos da Seinfra e da Casal, dentre os quais o superintendente de Infra-Estrutura da Seinfra, Alberto Paiva; a diretora de Obras e Fiscalização da Seinfra, Sílvia Valéria e o diretor de Operações da Casal, Jorge Brizeno.
Por causa das chuvas, o nível do rio Pratagy subiu e invadiu a estação elevatória da Casal, inundando a casa de bombas e impedindo o seu funcionamento. A água também dificultou o acesso à região, provocando deslizamentos e arrastando blocos de terra ao redor da barragem do rio.
Segundo o Diretor de Operações da Casal, Jorge Briseno, a expectativa para a normalização no abastecimento d’água nos bairros atendidos pelo Pratagy é de até 48 horas. De acordo com o presidente da companhia, Jessé Mota, a queda de energia elétrica na região também dificulta a remoção da água. "Em virtude desse problema, tivemos que utilizar um gerador próprio para dar continuidade ao nosso trabalho", conta.
Já o secretário Marco Fireman informou que, após a conclusão das ações emergenciais na estação elevatória, Seinfra e Casal vão tomar as providências necessárias para evitar novos alagamentos. "Deveremos fazer um desvio para proteger a estação elevatória de novas inundações, além de promover uma dragagem na captação para retirar a areia", adiantou o secretário.