Nesta quinta-feira, 22, integrantes da Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela em Alagoas, darão início a uma caminhada pela região das lagoas Mundaú e Manguaba, para testar um novo roteiro turístico que será difundido a peregrinos do Brasil e do exterior.
Serão quatro dias de passeios, conhecendo as belezas naturais, cidades, hábitos e cultura das comunidades locais. A caminhada terá 84 km e passará por locais que registram a história de antigos quilombos, com travessias de barco, apresentações folclóricas e musicais. Os peregrinos também irão conhecer o artesanato e a culinária da região.
O roteiro Caminho Lagunar está sendo organizado com o apoio do Arranjo Produtivo Local Turismo Lagoas e Mares do Sul e vai envolver os municípios de Santa Luzia do Norte, Coqueiro Seco e Marechal Deodoro.
De acordo com a presidente da Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela em Alagoas, Vera Lúcia Castro, desde dezembro de 2007 a associação tem visitado as comunidades da região, realizando um trabalho de revitalização do folclore, artesanato e educação ambiental.
“Agora estamos buscando o apoio do Sebrae para estruturar nas comunidades um sistema de hospedagem domiciliar, capacitando os moradores e pessoas que trabalham com turismo e artesanato para receber os peregrinos que virão de todas as partes do Brasil e do exterior”, explica a presidente.
A previsão é que em setembro Alagoas receba o primeiro grupo de peregrinos para conhecer o Caminho Lagunar.