O Núcleo de Ecojornalistas de Alagoas (NEJ-AL) realiza neste sábado, 31 de maio, mais um seminário sobre jornalismo ambiental, desta vez abordando o trabalho da imprensa no processo de conscientização das pessoas, empresas e instituições. O tema central é Conscientização Ambiental e Sustentabilidade: até onde avançamos?, e terá como expositores os jornalistas Vilmar Berna, da Rede Brasileira de Informação Ambiental (Rebia), Adalberto Marcondes, da revista digital Envolverde, e Adriana Nascimento, do Núcleo de Ecojornalistas do Mato Grosso.
O seminário, que tem o apoio da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-AL), do Sindicato dos Jornalistas e da Braskem, será a partir das 8h30, no Hotel Atlantic Maceió. Ele abre a programação de entrega do Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental, marcado para 21 horas, na casa de eventos Uzina Produção, em Jaraguá. Este ano, na 5ª edição do Prêmio, concorrem 35 jornalistas, com 71 trabalhos inscritos nas categorias de jornalismo impresso-texto, jornalismo impresso-imagem, telejornalismo e reportagem cinematográfica.
O Prêmio Octávio Brandão é uma iniciativa da Abes-AL, tem o patrocínio da Braskem e conta com o apoio do NEJ-AL e do Sindjornal. Ele distribuirá troféus e R$ 24 mil com os vencedores. A principal novidade deste ano é o troféu para o veículo de comunicação que mais inscreveu trabalhos no Prêmio, em reconhecimento ao espaço aberto pela empresa para a cobertura do meio ambiente. Segundo o presidente do Sindicato dos Jornalistas e coordenador do NEJ-AL, Carlos Roberto Pereira, desde o lançamento do Prêmio Octávio Brandão, em 2003, a cobertura da mídia alagoana sobre o meio ambiente quadruplicou.
O seminário deste sábado sobre Consciência Ambiental e Sustentabilidade é aberto a todos os jornalistas do Estado, especialmente os associados do NEJ-AL. O Núcleo, criado há um ano por iniciativa do Sindicato dos Jornalistas, também tem atuado no sentido de ampliar a cobertura sobre o meio ambiente nas empresas de comunicação, além de promover eventos que ajudem na capacitação dos jornalistas e na qualificação da informação ambiental.
As inscrições para o seminário devem ser feitas pelo telefone 3326-9168. Os retardatários também podem se inscrever no local.