Logo cedo o cabeleireiro Paulo Roberto Braga levou Duque, um Pinscher de 1 ano e três meses para tomar a vacina anti-rábica no posto do Lacen, na Jatiúca. “Já cumpri com a minha obrigação, tive que trazê-lo logo porque ainda vou trabalhar”, disse Paulo.
Na manhã deste sábado, 31, dia D da campanha de vacinação contra raiva, ele e outros donos de cães e gatos de Maceió já começaram a chegar aos postos de vacina espalhados em toda a cidade. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar cerca de 80% de cães de 50% de gatos.
Segundo os funcionários que trabalham na campanha no posto do Lacen, o movimento costuma ser mais intenso entre as 11h e 13h e após as 15h. A vacinação prossegue até às 17h e a dica dos funcionários é não deixar para a última hora para evitar as filas. A abertura da campanha aconteceu no Posto de Saúde Ib Gatto Falcão, no bairro Colina.
A raiva
A raiva é uma doença transmissível de animal para animal e de animal para o ser humano, por meio de mordidas, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou morcegos infectados. Para ser realizada a imunização é necessário que o proprietário do animal leve-o até um dos postos de vacinação mais próximo de sua residência. A vacina é gratuita. Na zona rural a vacinação acontecerá de 26 a 30 de maio.